21 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Itirapina intensifica campanha da H1N1 e foca idosos

Itirapina intensifica campanha da H1N1 e foca idosos

25/05/2013 13h24 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Itirapina intensifica campanha da H1N1 e foca idosos

A campanha de vacinação contra a H1N1 em Itirapina será realizada até o dia 31 deste mês. Até agora foram vacinadas 6.218 pessoas no total, mas ainda existe a resistência da população idosa nessa questão.

Segundo a enfermeira do Centro de Saúde “Dr. Guilherme Machado”, conhecido como o Centro de Saúde III e responsável pela vacinação do município, Egliane Afonso, a campanha está ótima, porém os idosos ainda são minoria em relação às aplicações.

Para ela, existe resistência de algumas pessoas mais velhas por acharem que a vacina irá causar alguma reação. “Atualmente a vacina é extremamente bem tolerada, houve um avanço e nenhum caso de reação foi constatado nessas mais de seis mil vacinas aplicadas. Quando foi iniciada a campanha, existiam algumas restrições, hoje não existem mais e qualquer pessoa pode tomar. Se uma grávida, em qualquer período gestacional pode ser imunizada, não tem porque um idoso não ser. Isso precisa ser alertado”, adverte a enfermeira.

As 6.218 vacinas aplicadas em Itirapina são divididas em: 3.443 feitas no Centro de Saúde III e no Centro de Saúde do Jardim Nova Itirapina; 395 no posto do Programa de Saúde da Família (PSF) do Jardim dos Indaiás e 2.380 nas duas penitenciárias da cidade.

Ela ressalta até o dia 12 de maio, o Brasil possuía 388 casos confirmados da doença, seguidos de 61 mortes. Dessas mortes, 90% foram constatadas apenas no estado de São Paulo. “Isso nos alerta e nos preocupa. Nossa região já tem casos registrados, por isso existe a importância de vacinar todos os grupos de risco: crianças de 6 meses a dois anos de idade, trabalhadores de saúde, gestantes, puerpéras (até 45 dias após o parto), idosos, doentes crônicos e população privada de liberdade”.

Em comparação ao ano passado, Egliane afirma que a campanha está excelente, pois já foi atingido cerca de 80% de cada grupo, menos dos idosos. “Ainda faltam umas 500 pessoas, no entanto, 400 delas são acima de 60 anos de idade. A vacinação começou oficialmente em 15 de abril, mas nós demos início na zona rural no dia 10 do mesmo mês, nos antecipamos à campanha”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x