25 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Itirapina realiza campanha antirrábica na zona rural

Itirapina realiza campanha antirrábica na zona rural

16/03/2013 12h32 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Itirapina realiza campanha antirrábica na zona rural

A Prefeitura de Itirapina, através da Vigilância Epidemiológica, iniciou a Campanha de Vacinação antirrábica que tem por objetivo vacinar cães e gatos em todo o município, zona rural e urbana, visando prevenir e interromper a transmissão do vírus da raiva na população canina e felina, uma vez que houve caso positivo na zona rural, isso provavelmente em decorrência da vacinação não ter ocorrido nos últimos 3 anos, por orientação do Ministério da Saúde, em razão de muitos casos de eventos adversos pós imunização nos animais.

 

Segundo Telma Esbaille, do Centro de Saúde III, os agentes de saúde começaram a vacinação na zona rural no dia 6 e já vacinaram até esse momento 467 animais, sendo 74 gatos e 393 cães. “Aproveitem a campanha e levem seus bichinhos para vacinar, pois essa vacinação é importante, porque ela consegue proteção para os animais e para os humanos, uma vez que a raiva é um grave problema de saúde pública por apresentar 100% de letalidade”, diz Telma Esbaile.

A raiva é causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central e pode ocorrer em todos os mamíferos, inclusive no homem. A transmissão se dá através de contato com a saliva de animais portadores do vírus rábico.

“Toda pessoa agredida por um animal raivoso que não receber tratamento preventivo pode adoecer, entrar em coma e morrer rapidamente”, comenta.

Os sintomas são a princípio mal estar, febre, dores de cabeça, depois ansiedade, agressividade, paralisia, convulsões, espasmos e dificuldade de engolir.

É fundamental que em caso de agressão ou acidente causado por animal, a pessoa lave o local com água e sabão e procure atendimento médico o mais rápido possível para indicação da vacinação se necessária.

A Vigilância Epidemiológica solicita aos cuidadores de cães e gatos que procurem os técnicos da saúde para esclarecer dúvidas se assim for necessário.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x