21 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Margens de via estão tomadas por entulho no Zavaglia

Margens de via estão tomadas por entulho no Zavaglia

05/09/2014 20h49 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Margens de via estão tomadas por entulho no Zavaglia

 

O problema de descarte irregular de entulhos e lixo vem se tornando um problema constante na cidade de São Carlos. Desta vez a reclamação é dos moradores do Jardim Deputado José Zavaglia. 

De acordo com os populares da localidade, no fim da via denominada como Estrada Municipal, uma rua de terra que liga o bairro ao Jardim Gonzaga,  está cheia de entulhos e lixos há tempos, “Mudei aqui faz três anos, sempre foi assim, jogam de tudo neste trecho, desde lixo doméstico até material de construção”, contou Aparecido Teles Cardoso, 61, borracheiro. 

Os moradores dizem que o terreno não tem qualquer fiscalização e que está repleto de animais mortos e peçonhentos, como ratos, baratas, escorpiões e moscas que acabam invadindo as casas. Além disso, o mato alto e o mau cheiro são fatores que agravam a situação. “Não existe fiscalização, sempre foi assim, essa sujeira que acaba trazendo para dentro das casas todo tipo de animal, sem contar o cheiro, muitas vezes de carniça devido a animais mortos que são jogados”, disse Maria José Oliveira, 65, dona de casa. 

Os ‘porcalhões’ sujam cada vez mais o terreno e a quantidade de lixo não para de aumentar a cada dia. No local é possível ver restos de materiais de construção e diversos outros tipos de lixos, inclusive gesso, o que pode prejudicar a saúde da população. “Tem até gesso sendo jogado”, enfatizou Cardoso. 

Os munícipes contam que as pessoas depositam o lixo de dia e a noite, seja a pé, de carro e até mesmo caminhão. “Todo mundo acaba jogando lixo, não respeitam ninguém, em plena luz do dia, até um caminhão já vi deixando lixo aí”, ressaltou Maria José.

Em São Carlos existe uma Lei Municipal, nº 13.867, de 12 de setembro de 2006, que instituiu o plano integrado de gerenciamento de resíduos da construção civil e o sistema para a gestão desses resíduos e dá outras providências. 

A Prefeitura Municipal também formou Ecopontos, no total de seis, espalhados pela cidade, para a devida destinação dos resíduos sólidos e o combate ao descarte indevido dos mesmos em outras áreas do município.

 

PREFEITURA

Diante da situação, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos informou que está em fase final de licitação a contratação de empresa terceirizada, que passará a receber os resíduos retirados de pontos de descarte ilegal e assim que o processo estiver concluído e a firma contratada, os resíduos serão retirados do bairro.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x