11 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Maternidade confirma morte de bebê de 36 semanas

Maternidade confirma morte de bebê de 36 semanas

27/05/2017 12h07 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Maternidade confirma morte de bebê de 36 semanas

O coordenador médico da Maternidade Francisca Cintra Silva, Humberto Hirakawa, confirmou o diagnóstico de óbito fetal na manhã de ontem. A mãe, de 39 anos, permanece internada em estado estável. De acordo com as informações do hospital, a gestação era considerada de alto risco. Um tio da criança disse que a família prefere não se manifestar no momento. A previsão de nascimento era 9 de junho.

O caso foi levantado pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Lucão Fernandes (PMDB), durante audiência pública que tratava do balanço do quadrimestre da Secretaria de Saúde. Hirakawa participou do encontro. “A paciente chegou pela manhã, passou pelo ultrassom e, confirmado o óbito, foi encaminhada ao atendimento”, disse.

De acordo com o médico, a mãe fazia o pré-natal e tinha o acompanhamento do Ambulatório de Cuidados Especiais para Gestações de Alto Risco. “Precisamos entender a natureza do óbito e as condições clínicas da gestante. A Maternidade dá todo o suporte”, explicou.

O caso de morte de bebê no útero é o segundo no mês registrado em São Carlos. No dia 18 de maio, houve o registro de outro caso envolvendo uma paciente de 26 anos. Em nota à imprensa, o hospital afirmou que “lamenta profundamente” o ocorrido.

Segundo a nota, a coordenação médica da maternidade e o diretor técnico em exercício da Santa Casa acolheram o caso e vão analisar as anotações técnicas no prontuário da paciente.

Explicação 

Lucão Fernandes informou, durante a audiência, que entrou em contato com o superintendente da Santa Casa, Daniel Bonini, para solicitar a presença de um representante da instituição.

Aos vereadores, Hirakawa salientou que a paciente de 39 anos apresentava três patologias clínicas graves e uma delas culminou no ocorrido. Análises serão feitas pela maternidade, porém, preliminarmente o coordenador adiantou que, com base em prontuários da condução pré-natal, abordagem da maternidade “foi adequada”.

O secretário de Saúde, Caco Colenci, acrescentou que a Prefeitura tenta avançar, em parceria com a Santa Casa, na implantação da Casa de Parto, para acolhimento de Gestantes.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x