4 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Merenda controlada é servida nas escolas de Itirapina

Merenda controlada é servida nas escolas de Itirapina

18/05/2017 12h09 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Merenda controlada é servida nas escolas de Itirapina

As crianças que estudam nas escolas municipais e na estadual de Itirapina recebem uma alimentação controlada e de qualidade diariamente, com um cardápio variado. A merenda oferecida nas unidades de ensino passa por uma rigorosa análise e por testes de aceitabilidade dos alimentos. 

Segundo a Prefeitura, por meio do Departamento de Educação e Cultura, além de pensar na parte didática, a administração também se preocupa com a alimentação das crianças e jovens. 

Outro ponto, é que a merenda oferecida nas escolas também é avaliada pelo Conselho de Alimentação Escolar. “A qualidade da merenda escolar de Itirapina é comprovada pelas crianças, pelo Conselho de Alimentação Escolar e até pelo prefeito José Maria Cândido (PMDB) que visita as escolas sem data marcada e experimenta a comida”, disse a secretária de Educação e Cultura, Ana Aparecida Campos.

Atualmente toda unidade de ensino de Itirapina possui uma cozinha própria e faz a merenda no próprio prédio, o que aumentou o consumo por parte dos alunos. “Com isso notamos que houve um aumento da quantidade de alimento consumido pelos alunos. Qual não foi a nossa surpresa quando as próprias crianças afirmaram que o cheirinho da comida sendo preparada as deixa com mais vontade de se alimentar”, apontou a Ana Campos.

A distribuição dos alimentos e também o cardápio são feitos pela nutricionista da Prefeitura, Michelly G. Vigatto. “Quando os produtos chegam no almoxarifado central, nós analisamos que o produto é de qualidade, se é o que realmente foi adquirido por meio de licitação para em seguida, quinzenalmente, passar para as escolas que têm estoques próprios em cada unidade. Também realizamos teste de aceitabilidade dos alimentos com os alunos e planejamos um cardápio variado, procurando não repetir a mesma mistura na semana”, explicou. 

Os alunos que estudam de manhã recebem o café da manhã e o almoço, os da tarde um lanche e da noite um jantar. Os do período integral, café, almoço, lanche e os da creche ainda tem o jantar. “Sempre temos no café pão com leite ou vitaminado, no almoço arroz e feijão ou macarrão, mistura e salada”, contou Michelly. “A intervenção para uma alimentação saudável é constante e diariamente as crianças comem frutas, verduras e legumes”, acrescentou Ana Campos.

Ana Campos garante quer as refeições são preparadas com o carinho especial das merendeiras. “Todos sabem da importância de uma boa alimentação, tanto para o desenvolvimento físico como intelectual das crianças. Alguns alimentos e temperos são plantados e colhidos nas próprias escolas, com a ajuda dos alunos. Estamos muito felizes e satisfeitos com o resultado”, comemorou. “Essa qualidade também é garantida pelo cuidado na aquisição dos produtos, e pelo acompanhamento feito pela nutricionista. Tem um tempero especial que não se compra: o carinho e a dedicação das nossas merendeiras no preparo da comida das nossas crianças”, completou. 

 

Cardápio diferenciado é oferecido para alunos com doenças crônicas 

 

Como determina a Legislação Nacional e com a aprovação do projeto de lei, de autoria das ex vereadoras Cristina Gomes (PMDB), a Loira, e GeniPorcel (PR), são oferecidas nas escolas de Itirapina para os estudantes com doenças crônicas uma merenda diferenciada.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x