8 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Moradores denunciam infestação de escorpiões na Lagoa Serena

Moradores denunciam infestação de escorpiões na Lagoa Serena

11/07/2013 22h32 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Moradores denunciam infestação de escorpiões na Lagoa Serena

A merendeira Lázara Angélica da Silva Braga, de 55 anos, moradora no bairro Lagoa Serena, foi picada no último sábado, 6, por um escorpião-amarelo e teve que ser levada às pressas a uma unidade de pronto-atendimento. Segundo moradores próximos, o bairro está infestado de escorpiões.

 

A moradora teve os primeiros socorros, recebendo o soro antiescorpiônico e outros medicamentos, pois foi constatado o alto risco de vida que a vítima correu ao ser picada pelo animal.

A dona de casa, Marilene Aparecida Cruz, de 65 anos, comenta que todos os moradores da rua já encontraram no mínimo um escorpião dentro de casa. No caso da merendeira, o bicho estava na toalha de banho e no momento em que a vítima foi usá-la, picada atingiu a barriga.

De acordo com outra moradora, Regina de Fátima Rondon, de 58 anos, há anos que ocorre no bairro a incidência de escorpiões, porém aproximadamente há três meses a situação piorou com o aumento de ocorrências relatadas por moradores.

Buscando uma solução emergencial e eficaz, os moradores iniciaram um abaixo-assinado que deve correr todo o bairro e ser encaminhado à prefeitura ou Vigilância Epidemiológica.

A preocupação ressaltada pelas duas moradoras é que a maioria das pessoas que vivem no bairro é idosa, aumentando o risco de vida. “Este tipo de escorpião oferece mais riscos a crianças e idosos; nossa preocupação é que justamente a maioria dos moradores possui mais idade e pode ser picada mais facilmente”, comenta Regina.

Por ser um animal pequeno, medindo até 7 centímetros de comprimento e com uma cor amarelo-claro nas pernas e na cauda, muitas vezes passa despercebido a visão das pessoas.

A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que a orientação nesses casos é que o morador entre em contato com a Divisão de Zoonoses, através do telefone (16) 3307-7405. Em relação ao bairro Lagoa Serena, a equipe de Zoonoses entrará em contato com a vítima da picada e irá até o local para averiguar a situação.

 

Escorpião-amarelo é a espécie com mais registros de acidentes domésticos

O Tityus serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo, é um escorpião típico do Sudeste do Brasil, e a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças.

Sua reprodução é partenogenética, na qual cada mãe tem aproximadamente dois partos com, em média, 20 filhotes cada, por ano, chegando a 160 filhotes durante a vida.

A picada é extremamente dolorosa e o veneno tem efeito neurotóxico, ou seja, age no sistema nervoso, provocando dor intensa no local afetado e se dispersa por todo o corpo.

A ação neurotrópica da peçonha age sobre o bulbo (medula oblonga), região importantíssima do encéfalo, que controla os movimentos respiratórios e cardíacos. Mas sua ação é específica sobre a região do bulbo controladora da respiração, o que faz com que a vítima morra por parada respiratória.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x