4 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Moradores reclamam de baratas que invadem as residências

Moradores reclamam de baratas que invadem as residências

19/09/2014 20h27 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Moradores reclamam de baratas que invadem as residências

Os moradores das ruas Eugênio de Andrade Egas e Abraão Simão, no bairro Tijuco Preto, estão sofrendo com uma infestação de baratas que invadem as residências. De acordo com eles, os insetos saem do Cemitério e acabam parando nas casas.  

A dona de casa Maria Ana Pessuto, 62, relatou que a situação está ficando insustentável. “Não adianta limpar, eu limpo e na seqüência já aparece um outro tanto de baratas, elas se espalham por todo o quintal e é necessário ficar com a casa fechada. A situação está insuportável”, disse.

Maria Ana descreve que as baratas vêm do cemitério que fica em frente e ao fundo das residências. “As baratas sobem o muro do cemitério e vem para as nossas casas, a noite é possível observar um grande número delas nas paredes do campo santo”, contou. 

A mesma situação acontece com as também donas de casas Vera Lúcia Magri Falarato, 64, e Lurdes Maslene de Souza, 62. “Todos os dias recolhemos dezenas de baratas que vêm para dentro das nossas casas, para sair à noite fica difícil, pois é perigoso elas subirem na gente devido a quantidade”, observaram.

A infestação de barata persiste há meses. “Desde o começo do ano que estamos nesta situação, já ligamos e apelamos a todos os órgãos necessários, mas nada é feito”, revelou Maria Ana. 

Para finalizar, as donas de casas disseram que se for necessário vão juntar uma grande quantidade e levar até as sedes dos órgãos públicos. “Vamos juntar uma grande quantidade e ir na Sessão da Câmara e até a Prefeitura e soltar por lá, quem sabe assim resolvem o problema”, encerraram. 

 

DOENÇAS

As baratas domésticas são responsáveis pela transmissão de várias doenças, principalmente gastrenterites, carregando vários agentes patogênicos através de seu corpo, patas e fezes, pelos locais por onde passam. São, por isso, consideradas vetores mecânicos. 

Diante disso, o perigo de doenças também incomoda os moradores. “Sem contar que ficamos expostos a doenças com esse monte de baratas que invadem nossas casas. Fico preocupada”, argumentou Maria Ana. 

 

DEDETIZAÇÃO

De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos, um trabalho de dedetização foi realizado em toda a extensão do cemitério no fim do mês passado, visando atender a reivindicação dos moradores. A pasta também informou que o serviço é dividido em seis aplicações, e que a segunda etapa será realiza no próximo dia 29.

Além disso, a assessoria acrescentou que durante as aplicações também é feito um procedimento de barramento químico nos muros do cemitério para que pragas não ultrapassem os limites. 

 

ORIENTAÇÕES

As medidas preventivas baseiam-se no controle ambiental. Deve-se interferir nas condições de abrigo e alimento destes insetos. O Chefe da Divisão de Controle de Zoonoses, Arlen Cesar Pane, orientou que a população deve inspecionar periódica e cuidadosamente caixas de papelão, caixotes, atrás de armários, gavetas e todo tipo de material que adentre ao ambiente e possa estar servindo de transporte ou abrigo às baratas e suas crias. 

Pane também dá outras dicas de limpeza e como fazer para evitar que as baratas invadam as residências. “É necessário limpar o local total e cuidadosamente, bem como todos os pertences nele inclusos ou onde quer que possa ocorrer acúmulo de gordura e restos alimentares, acondicionar o lixo em sacos plásticos e dentro de latas apropriadamente fechadas e limpas, vedar frestas, rachaduras e vãos que possam servir de abrigo e colocar telas, grelhas, ralos do tipo ‘abre-fecha’, sacos de areia ou outros artifícios que impeçam a entrada desses insetos através de ralos e encanamentos”, orientou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x