Moradores reclamam de descarte de lixo hospitalar em terreno
Moradores do bairro Monte Carlo, em São Carlos, reclamam do lixo hospitalar que foi jogado em um terreno ao lado de uma praça na Rua Álvaro Câmara. Muitas crianças brincam no local e os pais se preocupam com a saúde delas. No lote também há muito entulho. A assessoria de imprensa da Prefeitura informou que a limpeza da área foi feita no local.
A moradora Lúcia Helena de Jesus disse que encontrou sondas hospitalares, seringas e restos de medicamentos espalhados no terreno que foca ao lado de uma praça no bairro. “A criança muito curiosa acabou mexendo no lixo e brincaram com as tampas das sondas”, relatou.
Na embalagem do lixo jogado está marcado o nome do Hospital Escola e do paciente. Os moradores estão preocupados com a situação devido aos riscos à saúde. “Uma criança estava com uma pecinha de plástico na boca, é perigoso”, disse a dona de casa Maria Aparecida Alencar.
O local também está cheio de entulho. Maria Aparecida contou ainda que é comum despejarem lixo naquela área. “O pessoal colocou fogo. Jogam bichos, jogam de tudo aqui”, contou.
A assessoria de imprensa da Prefeitura de São Carlos informou que a limpeza do terreno foi na última segunda-feira. Foi preciso seis caminhões para retirar o lixo, que foi levado para o aterro sanitário. O material hospitalar será separado para ter a destinação correta.
A Prefeitura disse ainda que o lixo hospitalar foi jogado no local por algum morador e que os pacientes são orientados a embalar o material num saco plástico e levá-lo para uma unidade de saúde.