23 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Morre o professor e ex-vereador Wilson Cury

Morre o professor e ex-vereador Wilson Cury

04/09/2012 17h49 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Morre o professor e ex-vereador Wilson Cury

Faleceu nesta terça-feira, 4, em São Carlos, aos 75 anos, o professor Wilson Wady Cury, regente do Coral de Casais Encontristas da Catedral e ex-vereador à Câmara Municipal (de 1989 a 1992).

 

Wilson Wady Cury nasceu em 13 de maio de 1937 na cidade de Urupês (SP). Aos 11 anos de idade mudou-se com a família para São Carlos, cidade escolhida por seus pais, Wadih e Hend para morar, trabalhar e educar os quatro filhos: Wilson, Walter, Roberto e Jamil.

Estudou na Escola Dr.Álvaro Guião, onde fez o curso clássico e o curso de Magistério, tendo terminado em 1956. Graduado em Letras Neo-latinas e Ciências Pedagógicas, fez pós graduação em didática.

Fez curso de canto orfeônico na antiga escola  Católica de Campinas, hoje PUCCamp. Neste mesmo tempo cantava no orfeão são-carlense, tendo por mestres os maestros Andrelino Vieira e Olga Ferreira;  escola de regentes começou sua formação como regente.

Em setembro de 1974, junto com sua esposa Diana Cury, iniciou o Coral dos Casais Encontristas, que até hoje enriquece a cultura de São Carlos. Foi regente deste coral tendo nele a importante participação de Dom Bruno Gamberini (falecido em agosto do ano passado).

Começou a lecionar francês em 1957 na Escola Julien Fauvel, em São Carlos. Também deu aulas nos municípios de Bocaina, Descalvado e Ibaté, onde também foi diretor da Escola Fúlvio Morganti.

Foi diretor das escolas Jesuíno de Arruda e Coronel Paulino Carlos, onde se aposentou na rede oficial do Estado em 1998.

Entre 1985 e 2005 foi diretor da Asser/Unicep. Em 2004 recebeu do Centro Universitário Central Paulista (Unicep) o título de “Doutor Honoris Causa”, por “suas ações em defesa do ensino de qualidade e por sua dedicada e incansável contribuição na formação de novas gerações de profissionais nas diferentes áreas do conhecimento”.

Deixa viúva a professora Diana Cury, com quem era casado por 47 anos, os filhos Cynthia, Cláudia e Wilsinho e os netos Giovanni, Gabriel, Paola e Lucas.

 

O velório será a partir das 18h na sala do Coral da Catedral de São Carlos (entrada pela Rua 13 de maio). Na quarta-feira, 5, haverá missa de corpo presente às 10h, na Catedral.  O sepultamento ocorrerá às 13h30.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Reginaldo Cesar Rodrigues
Reginaldo Cesar Rodrigues
11 anos atrás

Queridos familiares do meu diretor da escola Jesuíno de Arruda. O “Seu Wilson”, como nós o chamava-mos, foi um “pai”. Aquele jeitão de falar alto, mas com um coração de ouro. Eu estudei,e tive uma fase difícil de adolescente no jesuíno. Ele foi muito importânte para mim, Guardo recordações que ficarão no meu coração para sempre. esse homem fêz, Ele merece no mínimo uma rua dedicada em sua homenagem. Wilson Cury,pra sempre em nossos corações.

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x