21 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Motociclistas se unem para diversão e lazer

Motociclistas se unem para diversão e lazer

21/05/2013 11h12 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Motociclistas se unem para diversão e lazer

Em São Carlos, existem 12 motoclubes, o mais antigo já contabiliza 5 anos de atividade. Os motoclubes surgiram do ciclo de amizade de motociclistas que compartilham o mesmo gosto por motos e o mesmo propósito de curtir o prazer de viagens sobre duas rodas e a sensação de aventura que isto proporciona.

 

Para os adeptos, as motos são sinônimo de liberdade, o que lhe permite fazer tudo que escolherem como lazer e diversão, sem outras preocupações cotidianas, respeitando sempre as leis de trânsito e demais motoristas.

“O intuito desta união entre os motoclubes é criar uma associação dos motociclistas para divulgação dos eventos, festas, viagens e trabalhos filantrópicos”, diz o empresário Edson Luis Pepato, de 49 anos.

Pepato explica que a ideologia dos motoclubes é compartilhar o prazer por motos, agregando os valores como cultivar o ciclo de amizade entre os motociclistas e participar de encontros em eventos distantes e confraternizações locais, chamadas de Points, nas sedes dos motoclubes.

A vestimenta é outro item que caracteriza e distingue os motociclistas e seus motoclubes. Os coletes são repletos de bottons, pets, bordados e o brasão do clube que são trocados com outros motociclistas em encontros com outros motoclubes.

As motos podem ser de várias marcas e modelos ou apenas exclusivas, já a única exigência é que no mínimo tenha 100 cilindradas para que possam rodar nas rodovias que exigem uma velocidade máxima de 100 a120 Km/h. E deixam bem claro, motociclista não é motoqueiro.

Há motociclistas mais aventureiros que curtem viagens de longa distância e outros preferem viagens mais regionais. Alguns motoclubes determinam em seus estatutos que o motociclista cumpra uma quilometragem por ano em viagens, acompanhando o grupo; outros deixam à livre escolha de cada integrante. Todas as datas de viagens e eventos são estudadas e a definição tomada em comum acordo coletivo.

Os eventos acontecem durante todo o ano e as informações dos encontros dos motoclubes são disponibilizadas em um site com data e local de todas as atividades dos grupos.

Os eventos são bem organizados e contam com muita comida, bebida e diversão. O Jantar 0800, assim é chamado o banquete servido e feito pela força-tarefa de todos os integrantes do motoclube que está na organização do evento.

Os encontros são promovidos por motoclubes de diversas cidades e estados que convidam os motociclistas a participarem e divulgarem suas ações. Também são oferecidos aposentos aos visitantes de motoclubes de outras cidades que estejam participando de eventos ou viajando pelo local.

A família dos motociclistas, mulheres e filhos, também participa das viagens e encontros dos motoclubes em outros locais, além de poder participar de um Point por mês na sede de um motoclube.

 

Organização dos motoclubes: comunidade de interesse comum

Os motociclistas pagam uma contribuição ao motoclube pertencente para ajudar nos custos de aluguel e manutenção da sede, além de ajuda a campanhas sociais. Já as viagens realizadas em grupo e as manutenções das motos são custeadas por cada integrante.

Os motoclubes prezam pelo respeito às leis de trânsito, à ideologia da cultura motociclista e ao estatuto próprio de conduta aos integrantes. Para integrar ao grupo, o motociclista precisa aceitar e assinar todas as regras do estatuto.

Apesar de todo lazer e diversão que envolve os motociclista e seus motoclubes, uma regra deve sempre ser seguida: as prioridades que envolvam família e trabalho.

Se porventura algum integrante desrespeitar alguma norma estabelecida no estatuto, na conduta de viagens e encontros, as punições vão de “pendurar o colete”, onde o motociclista fica suspenso de viagens de três a quatro meses, ou até pode chegar até a ser excluído do grupo. Entre os motoclubes há uma campanha nacional chamada “Zueira? Tô fora!!!”, que pretende colaborar com a disciplina dos integrantes.

“Os integrantes dos motoclubes participam das viagens e encontros no intuito de diversão e lazer, sozinhos ou com a família, por isso não pode haver desrespeito ou intriga com outros motoclubes”, explica assistente admnistrativo André Luiz Catoia, de 43 anos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
brinco
brinco
10 anos atrás

Esta invertido, são 5 motoclubes, no qual alguns já passam dos 10 anos

piu
piu
10 anos atrás

só teve um erro ai, tem motoclubes bem mais velhos que 5 anos!!!

Fodão
Fodão
10 anos atrás

Membro de motoclube geralmente é um cara sem grana, que só tem dez reais na carteira pra por gasolina e ir em encontro que tem comida na faixa!!!

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x