2 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Mulher são-carlense de 54 anos dá exemplo de vida

Mulher são-carlense de 54 anos dá exemplo de vida

14/07/2012 16h07 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Mulher são-carlense de 54 anos dá exemplo de vida

Nunca é tarde para ir a busca de um sonho. Foi assim que pensou Izabel Aparecida Daniel de 54 anos, ao decidir que iria cursar arqueologia na Universidade Vale do São Francisco (Univasf) no Piauí. Um sonho que cultivava desde criança tornou-se realidade há dois anos.

 

“Eu ainda não tinha perdido as esperanças e não importava o tempo. Eu buscava alguma oportunidade pelo menos para entender e aprender melhor sobre arqueologia. Eu sentia necessidade. Era um vazio na minha vida que precisava ser preenchido”.

Isabel já foi casada e tem três filhos. Depois que terminou a ensino médio trabalhou em uma instituição financeira de São Carlos e com a intenção de qualificar-se na área resolveu fazer um curso técnico em contabilidade, já que isso lhe traria benefícios no exerício profissional. Acabou não seguindo carreira por causa do casamento e passou a cuidar da casa e dos filhos.

A universitária lembra que sempre gostou de ‘fuçar na terra’ e quando adolescente tinha o costume de ler a Bíblia, mas não com o foco religioso e sim pela curiosidade de entender mais sobre o relacionamento dos povos e a cultura da época.

“Sempre fui uma amante da leitura e do conhecimento. Nunca deixei de pesquisar sobre os assuntos relacionados a arqueologia”, lembra Izabel.

E foi justamente em uma pesquisa na internet que descobriu o curso no Piauí, e daí por diante sempre afirmou aos filhos e amigos que um dia estaria lá realizando o seu sonho.

Em 2009, Izabel se matriculou no cursinho gratuito da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e entre uma turma de 200 alunos a estudante arqueóloga foi a única a conquistar uma vaga na universidade pública através do programa federal Sisu.

Quando viu seu nome na lista de aprovados pela universidade, Izabel não conteve de tanta felicidade, pois enfim seu sonho se tornaria realidade. Mas também por um momento teve medo de ir para tão longe e deixar os filhos sozinhos em São Carlos.

Mesmo com receio, não teve dúvidas, confiou na responsabilidade dos filhos, juntou suas malas e partiu em busca da realização de seu sonho no Piauí.

Quando chegou na Univasf, a surpresa maior foi dos professores, que acharam que a nova aluna não conseguiria acompanhar os estudos e os companheiros de curso.

Mas não demorou muito para que ela mostrasse todo o seu interesse e até superasse as próprias expectativas. Passou a incentivar e servir de inspiração para os companheiros de classe.

“A arqueologia requer saúde e disposição porque vivemos numa prospecção de 10 dias na caatinga, subindo, escalando, abrindo caminhos em mata fechada. Hoje eu percebo que consigo fazer tudo e até ficar a frente”, comenta a estudante.

Hoje Izabel mora no alojamento da Universidade e aproveita toda comodidade universitária para se usufruir de bibliotecas e laboratórios de pesquisa. Para ela estudar é um prazer, aumentar o conhecimento e dividir experiências é algo que exercita todos os dias, mesmo nas férias.

E pra quem acha que a idade está avançada para cursar um ensino superior, Izabel garante que não há nenhum problema e já faz planos para um futuro mestrado.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Ianthe
Ianthe
11 anos atrás

Muito bom Izabel! Em campo ela realmente deixa muitos garotões para trás!

Marina
Marina
11 anos atrás

Tive a oportunidade de conhecer essa mulher incrível! Sem dúvida é uma grande inspiração para muitos. Desejo toda sorte e força do mundo para essa mulher que deveria se chamar Coragem e Dedicação!

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x