10 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Santa Casa abrirá mais 12 leitos de UTI Covid

Santa Casa abrirá mais 12 leitos de UTI Covid

Hospital filantrópico abrirá doze novos leitos de UTI e oito leitos de enfermaria para paciente com Covid-19, tudo custeados pelo Estado

11/02/2021 05h48 - Atualizado há 3 anos Publicado por: Redação
Santa Casa abrirá mais 12 leitos de UTI Covid Reunião entre a Prefeitura, a Comissão Paramente de Saúde da Câmara e a Santa Casa para discutir novo espaço para paciente Covid-19.

Na reunião entre a Prefeitura, a Comissão Permanente de Saúde da Câmara e a Santa Casa, ocorrida no início da tarde desta quarta-feira, 10, decidiu-se pelo referenciamento do Pronto-Socorro (PS) do hospital. Com isso, a partir de terça-feira, 16, só serão atendidos pacientes classificados como caso grave e que chegam encaminhados pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). As pessoas serão orientadas a procurar as UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) nos bairros Santa Felícia, Vila Prado e Cidade Aracy para o primeiro atendimento.

Com o referenciamento do atendimento do PS, a Sala Verde, que é para atendimentos de casos de menor gravidade, será transformada em UTI Covid com mais 12 leitos e abrirá espaço para oito novos leitos de enfermaria, para pacientes contaminados pelo coronavírus.

O Primeira Página antecipou a possibilidade de abertura de novos leitos na segunda-feira. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcos Palermo, dois motivos dificultavam abrir novos leitos de UTI Covid-19: a contratação de mão de obra assistencial e local com infraestrutura de rede de gás medicinal para abrigar os leitos intensivos.

Com o referenciamento, as duas questões foram solucionadas com o espaço para leitos de UTI e o remanejamento da equipe do PS para os leitos Covid-19.

O infectologista e diretor técnico da Santa Casa, Vitor Marim, afirmou que desde o ano passado, o hospital vinha enfrentando sérias dificuldades para conseguir contratar profissionais de saúde, escassos no mercado em função da demanda alta por atendimentos. “Nós temos estrutura, temos respiradores, mas não temos mão-de-obra. A única alternativa é fechar o pronto atendimento [do Pronto-Socorro para os casos de menor gravidade] e remanejar esses profissionais para que trabalhem nos novos leitos de UTI Covid-19″.

A Santa Casa estabeleceu um cronograma gradativo de mudanças: de sexta-feira, 12, a segunda-feira, 15, o Pronto-Socorro vai funcionar das 7h às 19h. A partir de terça-feira, 16, os atendimentos serão suspensos e os profissionais remanejados para preparar os novos leitos de UTI Covid-19.

“Vamos reforçar nossas equipes nas três UPAs e, se necessário, complementar nossas escalas. Vamos absorver os pacientes que hoje são atendidos pelo Pronto-Socorro da Santa Casa. A população não vai ficar desassistida. E, ao mesmo tempo, conseguiremos oferecer novos leitos de UTI/SUS Covid-19, garantindo vagas aos pacientes em estado avançado da doença”, declarou Palermo.

O secretário reforçou o fluxo que o município criou para as pessoas com sintomas da Covid-19, que devem se dirigir ao Centro de Triagem de Síndrome Gripal localizado no Ginásio Milton Olaio Filho, deixando dessa forma as UPAs do Aracy, Santa Felícia e Vila Prado para atender emergências de outras áreas.

Leia ainda

São Carlos está no limite com uma vaga de UTI Covid-19 disponível 

SITUAÇÃO CRÍTICA

A Diretoria Regional de Saúde de Araraquara (DRS III), afirmou que os 11 hospitais conveniados com o SUS da regional estão com os leitos de UTI Covid-19 lotados e 15 pacientes serão transferidos pelo sistema CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) para unidades hospitalares de outras regiões do Estado.

A informação foi passada durante a reunião virtual realizada na manhã desta quarta-feira, 10, com os prefeitos dos municípios que pertencem a regional.

Em função disso, os 12 novos leitos de UTI Covid da Santa Casa vão ser custeados pelo governo do Estado por 3 meses, período em que o credenciamento junto ao Ministério da Saúde vai ser solicitado. A DRS III também estuda a abertura de 8 novos leitos de enfermaria SUS em São Carlos e outros 10 leitos de UTI no Pronto-Socorro do Melhado, em Araraquara.

“É uma esperança para a nossa região essa abertura de novos leitos. Eu e o Edinho Silva, prefeito de Araraquara, como administradores das maiores cidades da região e que por consequência, são as que recebem maior número de pacientes de outros municípios, solicitamos essa ajuda. Sabemos que não resolve todo o problema, até porque precisamos da colaboração da população para inverter essa curva de contaminação”, avaliou o prefeito Airton Garcia.

São Carlos conta até o momento com 32 leitos UTI/SUS, sendo 10 no Hospital Universitário (HU) e 22 na Santa Casa (18 leitos na ala adulto e 4 na ala pediátrica). Com a abertura de 12 novos leitos o município passa a contar com 40 leitos adulto de UTI/SUS: 30 na Santa Casa e 10 no HU, além dos 4 leitos infantis (2 pediátricos e 2 neonatal) também na Santa Casa.

Entenda o que é atendimento referenciado.

Atendimento referenciado.

Para que um paciente seja encaminhado para a Santa Casa ele deverá inicialmente ser atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou em unidades ambulatoriais como CEME (Centro Médico de Especialidades) ou AME (Ambulatório Médico de Especialidades).

Esta é uma orientação do SUS (Sistema Único de Saúde) que direciona aonde os pacientes deverão receber o atendimento médico de acordo com sua gravidade e complexidade. Casos mais complexos e graves serão atendidos nos hospitais de referência como a Santa Casa, casos menos complexos deverão se dirigir às unidades básicas de atendimento (UBS) ou UPAS.

Aonde eu devo ir para ter um atendimento médico?

Em casos de Consultas ambulatoriais: procure as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para agendar consultas médicas e para procedimentos como vacinação, curativos, retirar pontos, exames de sangue e raio-X.

Em casos de Urgência: vá até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Lá você encontrará assistência médica especializada e de qualidade. Se necessário o médico poderá encaminhar você para um hospital de referência.

Em casos de Emergências: ligue para o SAMU 192 a equipe médica de Emergência saberá como cuidar de você.

O QUE É EMERGÊNCIA?

Casos em que a pessoa está em risco de morte. Por exemplo: acidentes de trânsito, ferimento por arma de fogo ou arma branca, afogamento, infarto, derrame, queimaduras graves.

O que devo fazer em casos de emergências?

Ligar para o SAMU – 192 e solicitar ajuda.

 O QUE É URGÊNCIA?

Casos em que a pessoa precisa de atendimento imediato. Por exemplo: desidratação aguda, vômitos, diarreia, febre alta e persistente, dor intensa, cólica de rim, pequenos ferimentos ou cortes.

O que devo fazer em casos de urgência?

Ir até a UPA mais próxima para atendimento médico.

 O QUE É CONSULTA AMBULATORIAL?

São os atendimentos ambulatoriais previamente agendados. Por exemplo: consulta com médicos, dentista, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo. Nas consultas ambulatoriais também são realizados os acompanhamentos de pacientes com doenças crônicas (diabetes, hipertensão arterial, por exemplo). Também são realizados exames como: HIV, próstata, câncer de mama, entre outros) e consultas e acompanhamentos da gestante e da criança.

Estes atendimentos são realizados nas UBS e USF (unidade saúde da família).

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x