17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > “Na visão do prefeito, só prestamos maus serviços”, diz provedor da Santa Casa.

“Na visão do prefeito, só prestamos maus serviços”, diz provedor da Santa Casa.

27/01/2017 01h14 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
“Na visão do prefeito, só prestamos maus serviços”, diz provedor da Santa Casa.

O provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior, disse que o hospital pode colaborar com a administração no sentido de suprir a falta de médicos na Rede Municipal de Saúde. De três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), duas estão fechadas. Na opinião de Morillas Júnior, o único hospital em atendimento público sem restrições tem condições de ampliar a oferta de serviços, sem que seja contratada uma Organização Social (OS), intenção da atual gestão. 

“Podem sentar e discutir essa possibilidade no intuito de ajudar o poder público. O secretário de Saúde [Caco Colenci] já expressou na imprensa a possibilidade de se criar na cidade um Centro de Referência da Mulher. A Santa Casa tem interesse em participar e quer ajudar o poder público”.

Sobre Organizações Sociais, Morillas Júnior afirmou que a Santa Casa pode ofertar o serviço a um custo menor. “Tenho certeza que a custo menor. Nas OSs, os diretores são remunerados, o que encarece os serviços; na Santa Casa, os administradores são voluntários, não ganham um centavo”. “Estamos dispostos a contribuir com a população, independente de quem estiver lá [na Prefeitura] para que consigamos melhorar a condição da saúde do município”, complementou.

RELAÇÃO – O provedor da Santa Casa disse que mantém um bom relacionamento com o secretário de Saúde, Caco Colenci. “Ele busca se inteirar sobre os problemas da Santa Casa e resolvê-los”.

E comentou a relação entre o hospital e Airton Garcia (PSB). “O que existe é uma ira do prefeito para com a Santa Casa, o que não conseguimos entender. Na visão do prefeito, só prestamos maus serviços. A Santa Casa não é caixa preta. É auditada em todos os procedimentos do sistema SUS [Sistema Único de Saúde]. Tem um auditor da Secretaria de Saúde que está lá, diariamente fiscalizando. A Santa Casa presta contas de todos os convênios firmados pela prefeitura ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP). Prestamos contas de todas as emendas parlamentares com planos de trabalho e projetos, que são fiscalizados pelas secretarias Estadual e Municipal de Saúde. Não existe caixa preta na Santa Casa, mas um descontrole público em deixar as coisas rolarem a vontade e não quererem pagar”.

Na reunião com os vereadores na última terça-feira, o prefeito Airton Garcia pretende colocar alguém de confiança para regular os serviços do hospital. “Não é de hoje que insistimos na criação de uma Central de Regulação na Santa Casa. Nós arrumamos espaço. Existem médicos que recebem a consulta particular e internam o paciente no hospital, furando a fila de todo o sistema público para exames como tomografia. Isso é um ralo que precisa ser fechado. Não é justo. A Santa Casa não recebe por esse serviço e o Poder Público precisa combater isso”, afirmou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x