30 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Novo albergue infantil marca Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual

Novo albergue infantil marca Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual

18/05/2013 15h32 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Novo albergue infantil marca Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual

A inauguração do novo albergue infantil ocorreu na manhã deste sábado, 18. A cerimônia foi dividida em duas partes: a primeira foi a comemoração do Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra Crianças (também  e Adolescentes (também celebrado sábado); a segunda, a inauguração do prédio e a visitação pública.

 

Sobre essa separação, a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Spaziani Tiberti, disse: “O tema do abuso é forte, pesado, e uma realidade na cidade. Achei que não deveríamos fazer a comemoração desse dia dentro do albergue, pois este deve ser um espaço de boa energia. As crianças já vêm para cá com seus problemas, já são retiradas de suas famílias, e eu queria para o espaço uma energia boa, positiva. Então são dois momentos: a tenda, do lado de fora, onde falamos sobre a questão do abuso junto com as autoridades; depois foi feita a inauguração do espaço”.

Segundo dados de cartazes expostos durante a inauguração, entre janeiro e abril deste ano foram feitas, em São Carlos, 15 denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Ano passado, ao todo, foram 37 denúncias.

Cartazes ainda mostravam que, no mesmo período, no Brasil, ocorreram 34.142 denúncias de abuso e 66.892 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes.

“Infelizmente, nesta área, nós temos a chamada cifra negra”, diz o defensor público, Jonas Zole Segura, que completa: “Já que boa parte do abuso contra as crianças não chega na estatística e, oculta, não conseguimos mensurar adequadamente”.

Segundo o defensor, o que falta em São Carlos é uma delegacia específica da infância: “É uma pretensão de todos nós. Com isso, evitaríamos impunidades, pois protegeríamos de melhor forma os interesses da criança e do adolescente”.   

“Nós precisamos das denúncias; nós precisamos evitar que isso continue, pois normalmente o abusador é um predador sexual, ou seja, ele vai reiterar esses atos ao longo da vida”, disse o promotor de Justiça, Mário José Corrêa de Paula: “Assim, gerações vão sendo molestadas”.

 

O novo albergue

As 43 crianças e adolescentes que hoje estão no albergue da Vila Nery serão transferidos no próximo dia 25 para o novo espaço, que funciona ao lado do colégio Diocesano e será administrado pelo Salesianos.

Sobre as condições do antigo albergue, Cláudio do Prado Amaral, juiz da Vara da Infância e do Adolescente, disse: “Um juiz de direito deve sempre se manter sereno, tranquilo, calmo; e sempre tentei me manter nessa condição durante meus 22 anos de magistratura. Por mais tensa que fossem as situações que eu passasse, tentei me manter tranquilo. Mas eu confesso que não conseguia me manter tranquilo cada vez que eu passava em frente ou entrava na unidade de abrigo de crianças e adolescentes em risco, o albergue da Vila Nery”.       

Segundo o juiz, sempre que um desafio termina, começa um outro: “Daqui para frente nosso desafio é cuidar e brigar para que as crianças fiquem aqui dentro o menor tempo possível. Se não encontrarmos alguém que esteja disposto a cuidar da crianças como família extensa, vamos caminhar para a adoção”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x