17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Novo albergue recebe visitação de autoridades

Novo albergue recebe visitação de autoridades

03/05/2013 12h04 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Novo albergue recebe visitação de autoridades

O prédio do novo albergue infantil, instalado no antigo seminário, ao lado do colégio Diocesano, recebeu, na tarde de ontem, visitas de autoridades. O objetivo foi mostrar os resultados da reforma do prédio que abrigará crianças e adolescentes retirados pela justiça da tutela dos pais ou responsáveis.

 

A mudança de prédio foi motivada pelas péssimas condições do atual albergue que, dadas as irregularidades, é alvo, desde o ano passado, de um processo do Ministério Público. Questionado sobre a impressão que teve do novo prédio, o promotor da infância e juventude, Mário de Paula, disse: “Excelente. O prédio é fantástico para abrigar as crianças”.

Segundo ele, está-se saindo de uma situação humilhante para as crianças e chegando a uma situação extremamente confortável: “Temos espaço, área verde, área de estudo, os quartos são arejados, enquanto que no antigo albergue, infelizmente, as crianças estão enfiadas num buraco”.

E ele descreve a situação do antigo prédio: “O psicólogo tem de dividir uma sala que é brinquedoteca, biblioteca, sala de reuniões e sala da equipe técnica. Os quartos são pessimamente ventilados e iluminados; o berçário tem um berço ao lado do outro, sem a possibilidade de a cuidadora passar entre eles; a criança tem que ser retirada pela frente do berço”.

Questionado sobre as consequências legais dessa mudança de prédio, ele explica: “Estamos, agora, fazendo um acordo para finalizar o processo, pois com isso não há mais sentido no processo que tínhamos”.

Cláudio do Prado Amaral, juiz da Infância e Juventude, também elogia a mudança: “Nós precisávamos desse espaço, que já nos fazia muita falta. Fico contente em saber que ele está praticamente pronto e que vai trazer algum conforto para crianças, que já chegam em situação de risco, de vulnerabilidade, em uma situação muito delicada. Nunca vai ser o ideal, pois elas vão estar longe do carinho dos pais ou responsáveis. Isto é muito triste, mas dentro desta tristeza, a gente sabe que esse espaço vai lhes trazer algum conforto”, conclui.   

 

Reforma

Segundo a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Spaziani Tiberti, o prédio, antigo seminário, passou por reformas no teto; foi construído um banheiro para portadores de necessidades especiais; pisos e azulejos foram trocados; ele foi todo pintado internamente, e também toda frente externa: “Ainda precisamos terminar algumas coisas: grades, corrimão, vidros. E por volta do dia 25 devemos mudar”.

Atualmente, o albergue abriga 42 crianças; a maioria têm entre 0 a 2 anos. Além de abrigar as crianças, trabalhos junto às famílias são desenvolvidos, por meio de assistentes sociais, psicólogos: “O intuito é que as crianças voltem para o convívio dos seus lares. O último caso é a adoção”, diz a secretária.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x