22 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Núcleo da UFSCar colabora com Ministério da Defesa

Núcleo da UFSCar colabora com Ministério da Defesa

18/10/2012 13h39 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Núcleo da UFSCar colabora com Ministério da Defesa

Recentemente o Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres (Neped) da UFSCar prestou colaboração com o Ministério da Defesa na discussão sobre o protocolo de atendimento de Assistência Social Militar em contenção de desastres. Durante o 4º Fórum de Assistência Social do Ministério, a coordenadora do Neped, Norma Felicidade Lopes da Silva Valêncio, professora do Departamento de Sociologia (DS) da Universidade, proferiu palestra e também foi convidada para assumir a Coordenação Científica de três Grupos de Trabalhos dedicados a distintos subtemas relacionados a desastres que, integrados, compõem o protocolo de atendimento nessas situações críticas. O tema do evento, que ocorreu de 2 a 4 de outubro, no Centro de Estudos de Pessoal do Comando do Exército, na cidade do Rio de Janeiro, foi a atuação da Assistência Social das Forças Armadas nas situações de emergências, desastres e calamidades públicas.

 

No Brasil, mais de 95% de todos os desastres que acontecem são relacionados à água, sendo que a maioria são causados por estresses hídricos, como a seca ou a estiagem prolongada, que afeta o abastecimento de água para a população e para os animais, além de comprometer o solo. Os outros desastres são relacionados às chuvas intensas ou prolongadas, causando deslizamentos, enchentes, inundações e rompimentos de barragens. Chamado de Protocolo de Atuação do Serviço Social das Forças Armadas em situação de Emergências, Desastres e Calamidades Públicas, o procedimento discutido no evento consiste, dentre outras ações, em listar e aprimorar as rotinas e processos de trabalho do Assistente Social das Forças Armadas em circunstâncias adversas. Segundo a professora Norma Valêncio, “a contribuição se dá tanto em termos do aperfeiçoamento das formas de atendimento à família militar afetada quanto no apoio às instituições civis quando necessário em tal contexto”, esclarece.

No evento, Norma Valêncio participou da mesa-redonda “O diálogo do Conselho Profissional e da formação acadêmica com o tema das emergências e desastres”, que também contou com a participação da representante do Conselho Federal de Serviço Social e da Associação de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. “Minha abordagem foi problematizar o conceito de desastres dentro de uma perspectiva humanística e crítica, fazendo um contraponto ao tecnicismo imperante em Ciência e Tecnologia, e delimitar os desafios de atendimento diante das situações catastróficas recentes cujas ações do ente público foram e estão sendo mal equacionadas frente aos direitos de cidadania”, ressalta Norma Valêncio.

Questionada sobre as contribuições que o Neped pode oferecer ao protocolo de atendimento, Norma Valêncio esclarece que isso pode ser dar por meio da oferta de subsídios científicos consistentes para entender o problema numa perspectiva alternativa àquela como a questão dos desastres vem sendo tratada pelas políticas públicas. Segundo ela, esse debate agrega a experiência do Núcleo e a longa trajetória da equipe do Neped em campo. A docente também enfatiza a importância do papel do profissional do Serviço Social nos desastres.

Como resultado do evento do Ministério da Defesa foram criados três grupos de trabalho com o público presente nas atividades, oriundos da Aeronáutica, Exército e Marinha. Norma Valêncio irá atuar na Coordenação Científica dos grupos, que têm como eixos temáticos a dimensão ética e sociopolítica da atuação em Defesa Civil; abrigos e ações de reconstrução; e políticas públicas e programas sociais aplicados à Defesa Civil. Além disso, a colaboração do Neped com o Ministério da Defesa, segundo a docente, resultou na participação de representante das Forças Armadas em outros eventos acadêmicos e na participação em publicação futura de livro com referências do assunto.

O Neped surgiu como um subtema do Grupo de Pesquisa “Sociedade e Recursos Hídricos” criado em 1995, vinculado ao Departamento de Ciências Sociais (DCSo) da UFSCar. Em 2003, o Núcleo era conhecido como Grupo de Estudos e Pesquisas em Desastres (Geped), mas, devido ao seu forte crescimento, desde 2005 tornou-se um Núcleo, vinculado ao DS, que, atualmente, é composto por mais de 20 pesquisadores e há sete anos estuda desastres relacionados à água, como inundações, rompimentos de barragens e enchentes. Mais informações sobre o Núcleo podem ser obtidas na Internet, em www.ufscar.br/neped.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x