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Oito quilômetros de recape são concluídos em São Carlos

01/12/2013 10h24 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Oito quilômetros de recape são concluídos em São Carlos

Por determinação do prefeito Paulo Altomani, o centro de São Carlos está de visual novo. Com uma grande operação de recape asfástico nas principais vias de São Carlos, a secretária municipal de Obras Públicas já executou cerca de oito quilômetros, dos 34 quilômetros previstos. Nesta semana, o prefeito esteve em alguns pontos da cidade conferindo a qualidade dos serviços,

 

De acordo com informações dos técnicos da secretaria de Obras Públicas ao prefeito Paulo Altomani, tudo está caminhando como projetado. “Está sendo realizado um bom trabalho, que irá melhorar a mobilidade urbana em São Carlos”, destacou Altomani.

O prefeito acompanhou o procedimento, que foi antecipado por intervenções realizadas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). “Na região do Jardim Macarengo há muitas nascentes, que acabam causando danos ao asfalto. Primeiro temos que resolver problemas como esses para depois concluir o recape definitivamente”, acrescentou.

A rua São Paulo, entre a Marechal Deodoro e Orlando Damiano, é um dos 59 trechos que fazem parte das três frentes de recape, lideradas por duas empresas vencedoras da licitação, com verba de emenda parlamentar no valor de R$4,5 milhões da Caixa Econômica Federal.

O recape começou pelas vias do centro da cidade para não atrapalhar a movimentação do comércio durante as vendas para o Natal e a partir de agora, segundo o chefe de divisão de obras viárias da Secretaria de Obras, José Roberto Gianlorenço, deve chegar aos bairros. “Como o movimento do comércio para o Natal já começou, devemos trabalhar mais nos bairros nas próximas semanas”, adiantou. Entre os principais bairros que receberão o benefício estão o Cidade Aracy, a Vila Jacobucci, a Vila Santa Isabel, o Jardim São Carlos entre outros.

O Secretário de Obras Públicas, Márcio Marino, lembrou que as vias contempladas foram escolhidas em março de 2012 e seguem critérios que atendem a questão social, em bairros carentes da periferia. São vias de acesso à cidade e ligação entre bairros ou estão no centro da cidade, com asfalto muito desgastado pelo alto volume de tráfego. “Em janeiro de 2014 teremos o nosso orçamento e a escolha será baseada em ruas que tenham maior movimentação de trânsito, principalmente com transporte coletivo”.

Os engenheiros da Secretaria de Obras, Michele Ferro Rio e Klaus Schneider, lembraram que cerca 70% dos trechos já recapeados passaram, também, por um processo de regularização de desníveis e imperfeições. “Essa regularização nada mais é do que uma camada mais espessa executada sobre a via de maneira a uniformizar o leito. A partir daí é aplicada a camada final (capa asfáltica) de CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente). Dessa maneira o pavimento se mantém homogêneo e sem irregularidades para o tráfego de veículos”, explicou Michele.

Em alguns trechos foi necessário o procedimento de fresagem, que consiste em um corte ou desbaste de uma ou mais camadas do pavimento, por meio de processo mecânico a frio. A engenheira acrescentou que esse procedimento tem como finalidade reabilitar o pavimento danificado, que apresente desgaste, proporcionado melhor aderência às novas camadas.

 

SEQUÊNCIA

A programação de recape continua na segunda-feira (2), com obra na rua Maria Izabel Oliveira Botelho, entre a rua Conde do Pinhal e rua Bruno Giongo. Para terça-feira (3) está programado o início do recape na rua São Paulo, entre a rua Raimundo Correa e a avenida Comendador Alfredo Maffei, com possibilidade de continuação no decorrer da semana até sua conclusão.

 

Já foram recapeados trechos da rua 9 de Julho;  rua São Sebastião; rua Doutor Victor Manoel de Souza Lima; rua Capitão Adão Pereira da Silva Cabral;  Rua Miguel João; rua José Bonifácio; rua Dom Pedro II; rua Rui Barbosa; rua 13 de Maio; rua 7 de Setembro; rua São Paulo e rua Orlando Damiano.  Também foi concluído o recape da rua Dr. Marino da Costa Terra e rua Lourenço Innocentini, somando cerca de 1,2 quilômetro. Como vias de acesso à cidade e ligação entre bairro, as duas ruas se encontravam com o asfalto desgastado devido ao alto volume de tráfego.

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