28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > ONG propõe novas práticas sustentáveis a São Carlos

ONG propõe novas práticas sustentáveis a São Carlos

08/12/2012 17h00 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
ONG propõe novas práticas sustentáveis a São Carlos

Com uma bandeira a causas ecológicas e ambientais, localizada no coração da Vila Prado, nasceu a ONG Veracidade, que tem o objetivo de promover a difusão e a prática de uma agricultura urbana e de um mundo mais sustentável. A ONG foi fundada em setembro e propõem a difusão de práticas e de técnicas com permacultura, agroecologia, economia solidária e cooperativismo.

Djalma Nery é um dos idealizados e Coordenador Geral da entiudade juntamente com cerca de 45 associados. Ele explica que têm a perspectiva de um espaço de ‘descentro’, propondo outra maneira de trabalhar a natureza no espaço urbano. “A ideia é reconectar o homem com sua vida natural e orgânica dentro da cidade”. E para isso, na sede da ONG é um espaço de incentivo à população. “Nosso espaço é demonstrar várias tecnologias, temos um banheiro seco, compostagem, horta orgânica, forno a lenha e chuveiro solar”, fala.

Além de arborizar a cidade, criando um espaço mais verde, Nery ressalta uma proposta de produção de alimento na cidade, fazendo uma Agricultura Urbana. Eles têm uma horta de em média 50m e uma agrofloresta, mistura de árvores frutíferas com produção de hortaliças. “A ideia é ocuparmos terrenos baldios para uso agrícola. Só na Vila Prado tem em média de 10 a 15, que estão lá há anos abandonados e/ou para vender”. Ele fala que o ideal seria levar a proposta tanto para terrenos públicos e particulares de São Carlos, para descentralizar a produção agrícola e estimular a produção de hortas orgânicas no meio urbano.

 

Para uma melhor relação homem x natureza – Práticas de compostagem, permacultura e economia solidária são propostas pela ONG. A permacultura tem o objetivo de ligar o homem a sua vida material com reaproveitamento de materiais e suprindo o impacto ambiental.

Já a técnica da compostagem é feita através de um projeto com parceria com o GIRO (Gestão Integrada de Resíduos Orgânicos) da UFSCar, apresentando uma maneira de descentralizar o tratamento de resíduos sólidos através da criação de pátios locais entre os bairros.

E também a realização das Cestas Urbânicas, que consiste numa parceria com agricultores locais para atender a uma demanda crescente no mercado por alimentação de qualidade.

 

Calendário – as atividades para 2013 estão em construção, mas práticas de cineclubes, reuniões já agitam a programação da recente Veracidade. São realizados quinzenalmente cineclube às segundas-feiras, sempre às 20h; e alternadamente, ocorrem as reuniões do núcleo de coordenação, também às 20h.

Nery diz também sobre o recente projeto “A VERACIDADE vai à Câmara”, com intuito de acompanhar de perto a política do município e “atuar na construção de uma cidade possível”.

Quer saber mais? Visite a sede na Rua Dona Ana Prado, n501, Vila Prado ou escreva para: [email protected].

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x