28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Descarte irregular de entulhos é causado por pequenas construções

Descarte irregular de entulhos é causado por pequenas construções

07/02/2014 19h57 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Descarte irregular de entulhos é causado por pequenas construções

Proprietários de empresas de caçambas, que fazem a remoção de entulhos da construção civil, contestam as informações que as empresas realizam o descarte irregular do material. Com a implantação do sistema de cadastramento on line todos os caçambeiros registrados na prefeitura são obrigadas a lançar os pedidos que são checados no momento do descarte material na empresa AMX Ambiental. Seis empresários estiveram ontem de manhã na redação do Jornal Primeira Página questionando a matéria publicada no dia 6 de fevereiro. Para eles um dos problemas é a falta de fiscalização para os pequenos geradores de entulhos que acabam não alugando caçambas e fazendo o descarte irregular.

“Sabemos que o descarte irregular acontece. Isso não é culpa dos caçambeiros. Quem faz o descarte de forma ilegal são os pequenos geradores. Como há pouco entulho em reformas e pequenas construções ele não contrata a caçamba. Com isso paga um carroceiro, ou coloca na caçamba de uma caminhonete e joga em alguém lugar”, alegou Everson Oliva. Ainda segundo o empresário as mudanças implantadas pela prefeitura acabaram encarecendo o aluguel das caçambas, o que favoreceu o descarte irregular.

Com a interdição pela Cetesb da única entulheira pública de São Carlos os proprietários de caçambas foram obrigados a repassar para o preço final os valores cobrados pela empresa autorizada a receber os resíduos. “As mudanças obrigaram um preço mais caro. O nosso movimento caiu por causa desta situação e favoreceu o surgimento de pessoas não cadastradas na prefeitura fazendo o serviço de remoção. São estes que jogam de forma irregular porque eles não são fiscalizados. A prefeitura deveria fiscalizar não só as empresas, mas principalmente quem faz o descarte irregular e culpar os responsáveis e não jogar o ônus da situação em nossas costas”, disse Eduardo Araújo, outro empresário do setor.

São Carlos oferece os ecopontos para o descarte de pequenas quantidades de resíduos, porém os caçambeiros não podem jogar entulhos nestes locais. “Não é verdadeiro quando se afirma que jogamos entulhos nos ecopontos. Nossas empresas não podem fazê-lo porque fere a legislação e a finalidade dos ecopontos. Eles existem para que não haja o descarte irregular. Nós empresários, que somos sérios, pagamos os nossos impostos, respeitamos a legislação, só fazemos o descarte no local indicado pelo poder público. A população precisa saber que se a cidade esta suja, cheia de entulhos nas periferias, isso não é culpa dos caçambeiros e sim dos clandestinos. Não podemos receber a culpa de algo que não de nossa responsabilidade”, explicou o empresário Paulo Cesar Simões.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x