4 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Passeio ciclístico celebrará o Dia Mundial Sem Carro

Passeio ciclístico celebrará o Dia Mundial Sem Carro

20/09/2014 15h45 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Passeio ciclístico celebrará o Dia Mundial Sem Carro

No Dia Mundial Sem Carro, celebrado segunda-feira, 22, um grupo de ciclistas vai reunir várias pessoas para realizar um passeio pelas ruas da cidade. A diretora do grupo, Rose Moreno havia organizado uma programação com mais atividades, mas por uma série de motivos, o evento precisou ser adiado. “Mesmo assim, não deixaremos passar em branco. Faremos um percurso de bicicleta por São Carlos e convido a população em geral para participar desta ação conosco”, comentou.

A ação está marcada para as 19h30, com saída da CEMEI José Marraro, próximo ao campus da USP I, na marginal com a Rua Miguel João. “Todas as pessoas podem nos acompanhar. Quem quiser mais informações, ligue para a gente, 99199-9628”, convidou.

O Dia Mundial Sem Carro é um manifesto contra o grande uso de automóveis para locomoção e as questões ambientais, e um convite a repensar formas alternativas que preservem o meio ambiente, quebrem o sedentarismo e promovam a saúde das pessoas.

“Nossa ação pretende reunir o máximo de pessoas para conscientizá-las sobre os danos que os veículos automotores causam ao planeta e incentivá-las as alternativas sustentáveis e ao esporte”, frisou.

Com o grande aumento das frotas no mundo, o uso de carros, motos e similares, tem causado grande poluição atmosférica, sonora, doenças respiratórias, sedentarismo, irritabilidade, perda de tempo em congestionamentos e acidentes.

O uso também tem sido desproporcional. A maioria dos carros leva apenas uma pessoa, o que é ainda mais grave em áreas densamente povoadas.

“Andar de bike também é uma excelente alternativa para fazer amizade, conhecer lugares novos, ou mesmo olhar com uma ótica diferente os locais que as pessoas estão habituadas a passar dentro dos carros”, destacou.

Rose pedala desde 2001 e usa a bicicleta para todas as suas atividades, como ir ao trabalho, ao supermercado, padaria, também para passeios e esporte. “Nós ficamos mais dispostos, mantemos a saúde e colaboramos com as questões de sustentabilidade”, disse.

As pessoas que precisarem de orientação de percurso seguro para o trabalho com bicicleta, podem entrar em contato com Rose.

Pedal – O número de praticantes de pedaladas tem crescido em São Carlos. Atualmente a cidade conta com seis grupos e cerca de 5 mil praticantes, ao todo, entre ciclistas de grupos e os solitários. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x