7 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Persistência é a principal dica para parar de fumar

Persistência é a principal dica para parar de fumar

30/11/2012 10h25 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Persistência é a principal dica para parar de fumar

Estudantes do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) se reuniram na Praça de Mercado Municipal, no centro da cidade, para orientar e esclarecer dúvidas a população sobre os malefícios de fumar cigarro e os benefícios em largar o vicio. O evento ocorreu durante toda a quinta-feira, 29, das 9h às 17h.

A estudante de medicina, Nathalia Bordeira Chagas, explica que o objetivo da campanha contra o tabagismo é fazer uma breve intervenção para quem fuma e deseja parar, ou alguém que convive com um fumante. “Estamos dispostas a orientar sobre os malefícios do cigarro para saúde, dar dicas de como parar de fumar, como lidar com a abstinência e recaída e como manter a persistência”, comenta.

Segundo ela, os benefícios para o fumante ao deixar de fumar já aparecem nos primeiros minutos. Pois não importa quanto tempo a pessoa mantece o vicio, ao parar os benefícios serão os mesmo de um não fumante.As melhorias são muitas desde mudanças visíveis na pele e dentes, como na prevenção ao câncer de pulmão, boca, bexiga, pâncreas e a doenças cardíacas, como infarto.

“Em minutos que a pessoa fica sem fumar a pressão arterial volta ao normal, a circulação sanguínea também melhora, e ao longo do tempo o pulmão funciona melhor, diminuindo as tosses e pigarros, além de aumentar a capacidade pulmonar para respirar, o que irá ajudar também na disposição para prática de exercícios físicos” explica Chagas.

O grande foco em parar de fumar é que a pessoa substitua um hábito ruim por um hábito saudável, proporcionando o bem estar no dia a dia e uma qualidade de vida maior.

A dependência pela nicotina é um fator estimulante no fumante. O cérebro recebe a substancia e rapidamente proporciona o prazer o individuo, mas com o tempo a nicotina passa a ser metabolizada mais rápida e então a pessoa passa a fumar mais para alcançar o prazer. Quando há falta da substância o fumante passa ter o sintomas da abstinência tremores, irritação e ansiedade.

Há também a dependência psicológica do fumante, que fuma para se acalmar, relaxar, sentir prazer ou bem estar. As pessoas associam hábitos ao cigarro, fumar após as refeições, ou tomarem café, e enquanto dirigembitos ao cigarro, fumar depois de comer, ou tomando um cafestar.substancia passa a ter o fumante pasa ter o sintomas da abstine. “É difícil parar de fumar e poucas pessoas conseguem parar na primeira tentativa, por isso as recaídas são normais, porém é importante que haja persistência por parte do fumante em se desfazer do vício. Quanto mais a pessoa tentar, maior a probabilidade de conseguir”, destaca a estudante.

Para largar do cigarro, a principal dica é a força de vontade, o fumante deve avisar familiares e amigos próximos da sua decisão, já que pode ocorrer uma mudança de humor perceptível e será importante a compreensão de todos. Hábitos práticos também poderão ajudar, como ingerir bastante água, mascar um chiclete sem açúcar, ou comer palitinhos de cenoura, as atividades físicas relaxam e ajudam baixar adrenalina causada pela ansiedade.

Procurar ajuda médica também é muito importante, caso já tenha fracassado nas tentativas, em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de São Carlos tem grupo de apoio ao fumante que deseja parar de fumar.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x