30 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Pesquisadores da UFSCar apresentam a mostra Nanoarte

Pesquisadores da UFSCar apresentam a mostra Nanoarte

17/01/2014 20h13 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Pesquisadores da UFSCar apresentam a mostra Nanoarte

Técnicos e pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) que compõem o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) realizam a exposição Nanoarte (uma expressão artística surgida com a nanotecnologia), até dia 11 de fevereiro, na Câmara Municipal de Vereadores de Araraquara. Estão expostas 30 imagens obtidas por meio de microscópio eletrônico de varredura e microscópio de força atômica.

 

As imagens da exposição são resultado da análise morfológica de estruturas nanométricas de materiais pesquisados nos laboratórios de microscopia do CDMF, as quais são ampliadas, colorizadas e transformadas em arte por meio da habilidade computacional dos pesquisadores. A Nanoarte se insere em uma área de investigação em que convergem arte, ciência e tecnologia, revelando estruturas nanométricas produzidas pela natureza, as quais são invisíveis ao olho humano sem a utilização de microscópios de alta precisão. Com estas imagens os técnicos e pesquisadores do CDMF foram premiados na exposição Nanoarte 2013, em Nova York, nos Estados Unidos. O concurso reuniu 107 imagens de 33 participantes do Brasil, EUA, Alemanha, Canadá, Itália, Romênia, Holanda, Eslovênia, Austrália, Rússia, Japão e México.

 

O CDMF é um centro integrado de pesquisa científica e tecnológica financiado pela Fapesp, cujo foco principal é o desenvolvimento de novos materiais inorgânicos e de novas tecnologias de síntese e processamento. Sua sede é no Instituto de Química da Unesp de Araraquara. Além da missão primordial de desenvolver pesquisa em materiais cerâmicos, básica ou voltada para a inovação, focalizada em objetivos específicos, o centro tem como missão não menos importante, desenvolver mecanismos efetivos de transferência de conhecimento para a sociedade. Dirigido pelo professor Elson Longo, docente do Departamento de Química, o CDMF é um centro de excelência financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Câmara Municipal de Vereadores de Araraquara fica Rua São Bento, 887, Centro.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x