13 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Pneumonia: atenção deve ser redobrada no inverno

Pneumonia: atenção deve ser redobrada no inverno

25/07/2013 22h27 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Pneumonia: atenção deve ser redobrada no inverno

A pneumonia afeta cerca de 2,1 milhões de brasileiros todos os anos, segundo dados do Datasus. Esta doença é a principal causa de internação hospitalar (mais de 960 mil casos por ano) e a quinta causa de morte no Brasil.

 

Em São Carlos, nos cinco primeiros meses do ano, foram registrados 346 casos da doença, com 58 mortes.

De acordo com o pneumologista Lenon César Lucas Tiossi os grupos mais suscetíveis à doença são: idosos, crianças menores de cinco anos, gestantes, fumantes e pacientes com doenças crônicas como insuficiência cardíaca, renal, pulmonar, acamados e até mesmo asmáticos. “Esses são os grupos que costumam ter os casos mais graves de pneumonias. Os doentes crônicos, por exemplo, sofrem alguma descompensação imunológica no inverno, às vezes, qualquer gripe pode acarretar em pneumonia”, comenta o especialista.

São vários os tipos de pneumonia, mas as mais comuns são causadas por vírus e bactérias. O médico comenta que as virais normalmente são mais graves do que as bacterianas. “Temos a bacteriana, quando o principal causador é a bactéria chamada de pneumococo. Essa é responsável por 80% dos casos de pneumonia. A maior parte dos casos é por aspiração de conteúdo da boca, de saliva, que sai da boca e para nos pulmões. Quando a pessoa está com o sistema imunológico baixo, essa contaminação é mais incidente”, explica o especialista.

Outra maneira de se contrair é por inalação de partículas dispersas no ar, no casos das pneumonias causadas por vírus ou por micoplasma, que é muito comum no nosso meio, além da tuberculose.

“Uma gripe mal curada pode evoluir para uma pneumonia. Vírus como o da influenza, causador do H1N1, vírus que causam resfriados ou gripes, podem também causar lesões no pulmão. Se uma pessoa tem gripe, não se alimenta bem, apresenta chiado no peito, pode ser sinal de evolução para pneumonia. O vírus causa uma deficiência da imunidade no pulmão, a bactéria aproveita disso e causa a pneumonia”, observa.

 

PREVENÇÃO – “Prevenção para evitar todas as causas da pneumonia não existe, porque são infinitas as causas da doença”, comenta Lenon, ao salientar que a vacina contra a gripe é uma das melhores formas de precaução. “A vacina contra o H1N1, que é feita meses atrás, vai fazer efeito agora no inverno. Portanto, a vacina é extremamente importante para impedir uma gripe, que pode resultar em uma pneumonia grave, isso ocorre principalmente em idosos”.

Outras formas apontadas pelo especialista são: evitar locais fechados, sair de ambientes com pessoas tossindo, não frequentar aglomerações, além de evitar o toque com pessoas gripadas como dar as mãos, beijar e abraçar.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x