7 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Ponto de Entrega Voluntária será implantado em São Carlos

Ponto de Entrega Voluntária será implantado em São Carlos

27/12/2013 22h38 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Ponto de Entrega Voluntária será implantado em São Carlos

O aumento do consumo de produtos eletrônicos faz também crescer o número de resíduos como baterias, pilhas e celulares encaminhados para descarte. Na cidade, vários locais oferecem o serviço de recolhimento desses resíduos.   

 

O secretário municipal de desenvolvimento sustentável, ciência e tecnologia, José Galizia Tundisi afirma que o programa municipal de reciclagem de pilhas e baterias é feito durante o processo de coleta seletiva: “Elas são jogadas em um barril grande que é levado para fora da cidade”.

Tundisi diz também que em 2014 começa o programa Ponto de Entrega Voluntária (PEV), que poderá acelerar a coleta das pilhas. O programa consiste em cadastrar locais de grande circulação de pessoas que voluntariamente aceitem receber esses descartes: “O posto de gasolina ou supermercado que estiver interessado em recolher material reciclável ele vai ser um PEV, e as pessoas que por lá passarem poderão depositar seus resíduos”.

O secretário afirma ainda que o descarte inadequado de remédios é outro aspecto que tem preocupado o município, e que uma ação conjunta com as quase 100 farmácias da cidade começou a ser planejada: “Gostaríamos que as farmácias fossem um ponto de recepção desses remédios, para que eles não fiquem jogados por aí. Mas ainda estamos começando a trabalhar nele. Mas também será voluntário”.

Questionado se algumas farmácias já foram apresentadas ao projeto, ele disse que sim, e que se mostraram dispostas a participar.    

LÂMPADAS

 

Tundisi explica que a prefeitura tem um equipamento que destrói as lâmpadas fluorescentes: “Mas precisamos de uma licença da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) para usar essa máquina”.

Ele afirma que a licença está sendo providenciada, mas além dela é necessário a construção de um ambiente apropriado para lidar com essas lâmpadas: “Ela tem que ser usada em um lugar extremamente protegido, que também estamos providenciando”.

A lâmpada é transformada em pó, que é tóxico, e ele é levado para fora de São Carlos, já que, segundo o secretário, a cidade não tem como processa-lo: “A informação que tenho é que até março estaremos com tudo isso resolvido”.

 

RESPONSABILIDADE

O secretário afirma ainda estar trabalhando junto ao departamento jurídico da prefeitura para implantar a Lei de Resíduos Sólidos no município: “Um dos pontos existentes é a logística reversa, em que a obrigação de reciclar será de quem produz o resíduo”.

 

LOCAIS DE DESCARTE

A reportagem fez um levantamento de locais em que baterias, celulares e carregadores podem ser descartados. No shopping, as lojas da OI, Vivo e TIM oferecem esse serviço. As agências do Santander e o Jaú Serve oferecem local adequado para descarte de pilhas.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x