8 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Posto de passaporte pode ampliar serviço em 2013

Posto de passaporte pode ampliar serviço em 2013

09/02/2013 13h41 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Posto de passaporte pode ampliar serviço em 2013

O posto de passaporte da Polícia Federal em São Carlos poderá oferecer um novo serviço, além da emissão de passaportes. De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, um convênio foi firmado com a Prefeitura Municipal em 2011, quando o posto foi implantado na cidade, visando oferecer além da emissão de passaportes, o serviço de migração para estrangeiros que tenham interesse em pedidos de permanência.

 

Em dezembro de 2012, um ofício foi protocolado a solicitando ampliação do espaço e concessão de funcionários para a ampliação dos serviços. Os pedidos foram atendidos e o atendimento passou a ser realizado em novo espaço ao lado da casa do trabalhador.

Mesmo sendo serviço administrado pela Polícia Federal, a Prefeitura Municipal assumiu o compromisso de fornecer também os equipamentos e materiais de trabalho para a ampliação do atendimento. Até o momento o suporte não foi liberado pela administração atual.

A assessoria da Polícia Federal afirmou que o secretário municipal de Planejamento, Júlio César Soldado, está informado e ciente do convênio, e está no aguardo no andamento do processo.

Desde o final do ano passado, os funcionários do posto vêm recebendo o treinamento adequado para operar o sistema de gere o serviço de migração.

A instalação do posto foi um interesse da administração passada que solicitou à Superintendência da Polícia Federal, em São Paulo, a vinda do serviço com o objetivo de oferecer e expandir o atendimento de emissão de passaporte para cidade e região, dividindo a grande demanda do posto em Araraquara.

Por dia, são feitos em média 45 atendimentos; até o final de 2012 foram realizadas 13.612 emissões de passaporte. Segundo a assessoria, a demanda pelo serviço é alta e constante, pois o número de vagas disponíveis é preenchido diariamente e pode ser remanejado, caso surjam vagas remanescentes.

Antes de passar pelo posto, o cidadão deve realizar pela internet o requerimento de agendamento que irá gerar o dia e o horário para o atendimento, o local ficará à escolha do cidadão, na região: as opções são, além de São Carlos e Araraquara, Piracicaba e Ribeirão Preto.

Finalizando o requerimento, após preencher com os dados pessoais, o sistema irá gerar um boleto no valor de R$ 156,07, referente à tarifa de emissão para ser pago em qualquer agência bancária.

O prazo de espera para atendimento em São Carlos é de um mês a dois, podendo haver vagas remanescentes de atendimentos em caso de desistência e reagendamento.

Após o atendimento, o passaporte fica pronto no período de seis dias úteis ou até em 10 dias corridos.

O horário de atendimento ao público ocorre das 8h às12h e das 14h às 17h; o período das 12h às 14h é destinado à retirada dos documentos.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x