17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Prefeitura sugere Santa Casa para gerir UPAs

Prefeitura sugere Santa Casa para gerir UPAs

26/04/2017 10h13 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Prefeitura sugere Santa Casa para gerir UPAs

Diante da possibilidade de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o fechamento de duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em São Carlos, o secretário de Saúde, Caco Colenci, foi à Câmara na tarde de ontem, 25. Ele confirmou que a administração conversa com a Santa Casa de Misericórdia sobre a possibilidade de recomposição dos quadros médicos de urgência e emergência. Inclusive, na noite de ontem, integrantes da Prefeitura, do Legislativo e do hospital estiveram em visita às instalações da UPA Santa Felícia, de acordo com apurações do Primeira Página.

Ainda segundo informações extraoficiais, há alguns passos a serem consolidados para a concretização dessa ideia. Primeiro, seria o aval das Mesas Diretora e Clínica do hospital. Além disso, caso a Santa Casa administre o quadro clínico de duas UPAs, os envolvidos nas negociações querem o respaldo do Ministério Público e da Vara da Fazenda Pública.

“Temos lançado todas as possibilidades de recomposição dos quadros médicos de urgência e emergência. Fizemos processo seletivo, concurso público e ata para a contratação, mas a burocracia emperram as contratações. Disponibilizando o corpo clínico, abriremos o Santa Felícia e o Cidade Aracy”, informou Caco Colenci.

No momento, a Santa Casa não quer se pronunciar sobre o assunto. Para uma escala de 24 horas nas três UPAs, há a necessidade de três médicos por dia na Vila Prado, dois no Santa Felícia e dois no Cidade Aracy. Cada plantão tem um custo diário e estimado em R$ 9 mil em cada unidade.

De 25 médicos que prestaram concurso público, 16 assumiram; do processo seletivo, 55 foram classificados e 30 assumiram. Para a operacionalização das UPAs são necessários 98 profissionais, de acordo com Colenci.

Suportar

Em janeiro, as unidades dos bairros Cidade Aracy e Santa Felícia foram fechadas por falta de médicos. Após pouco mais de um mês e meio, a UPA do Cidade Aracy chegou a ser reaberta, mas foi fechada novamente. Não há previsão para a reabertura da UPA do bairro Santa Felícia.

“A Câmara de São Carlos está inquieta. A Comissão de Saúde acompanhou todas as audiências no Ministério Público e percebemos uma preguiça, uma lerdeza da Prefeitura, tentando esvaziar o conteúdo de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). A promotoria se fechou para o assunto diante do impasse. Já alertamos que a Santa Casa, enquanto entidade filantrópica, poderia gerir. Se não houver entendimento, não há remédio, vamos instaurar uma CPI para apurar não só o fechamento das UPAs, mas da falta de médicos no Centro de Especialidades (Ceme) e sobre a morte que aconteceu na UPA Aracy por falta de médico”, informou Lucão Fernandes (PMDB).

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x