26 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Previsão é de que 2ª Semana do Bebê aconteça em junho

Previsão é de que 2ª Semana do Bebê aconteça em junho

16/03/2012 17h51 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Previsão é de que 2ª Semana do Bebê aconteça em junho

Na semana passada, foi realizada a primeira reunião sobre a 2ª Semana do Bebê, que deve acontecer de 11 a 16 de junho em São Carlos. A iniciativa faz parte do programa “Primeira Infância: Responsabilidade de Todos”, uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e as Obras Sociais Francisco Thiesen.

O programa, que começou a ser realizado a partir da metade de 2010, foi desenvolvido com o objetivo de salientar a importância da primeira infância, fase compreendida da gestação até os três anos de idade.

Nas últimas décadas, a ciência tem revelado estudos relevantes em relação ao peso da primeira infância no desenvolvimento do indivíduo. “As descobertas da evolução do cérebro humano que ocorreram nos últimos 40 anos indicam que 80% das ligações neuronais do indivíduo se desenvolvem nessa fase, até próximo dos quatro anos de idade. Então, a parte do cérebro responsável pelo desenvolvimento da inteligência, da personalidade e do temperamento do indivíduo, tudo isso está praticamente pronto na primeira infância”, explica o secretário de Infância e Juventude, Roberto Menezes.

Segundo ele, uma pessoa que, durante a primeira infância, recebe atenção adequada à sua saúde, afeto e que vive num ambiente emocional estabilizado terá, posteriormente, melhores condições de aprendizado. “Além disso, será um indivíduo mais equilibrado emocionalmente, menos violento, mais saudável e, inclusive, com mais condições de se desenvolver profissionalmente”, ressalta o secretário.

Baseando-se nesses conceitos, órgãos públicos de diversos países do mundo, como Cuba – que realiza um trabalho interessante desde 1996 – começaram a se preocupar mais com essa fase do desenvolvimento infantil. No Brasil, também há essa preocupação, porém ela ainda é recente e bastante tímida. “Poucos municípios têm programas específicos para a primeira infância. São Carlos foi um dos que resolveu investir nesse caminho. Nós sabemos que, em alguns anos, nossa cidade seguramente colherá bons frutos na formação da nossa juventude”, declara o secretário.

A intenção dos idealizadores, neste segundo ano de programa, é ampliá-lo ainda mais, a fim de levar mais informação, sensibilização e conscientização à sociedade. “A Semana do Bebê, na qual acontecerão uma série de atividades, é quando temos oportunidade de uma divulgação mais ampla e de discutir com a população as questões relativas à primeira infância. Por isso, é fundamental a participação de todos”, finaliza Menezes.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x