1 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Professor participa de missão de intercâmbio em Cuba

Professor participa de missão de intercâmbio em Cuba

14/02/2013 11h50 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Professor participa de missão de intercâmbio em Cuba

Entre os dias 16 de fevereiro e 1 de março, o professor Geovani Gurgel Aciole, do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) participa de missão governamental de intercâmbio Brasil-Cuba, mediada pela Organização Pan-Americana de Saúde, com objetivo de desenvolver estudos e a troca de conhecimentos e experiências sobre a organização dos sistemas de saúde brasileiro e cubano.

 

A missão conta com a participação de 40 professores de instituições de ensino superior do Brasil e de Cuba. O encontro permite o intercâmbio de conhecimentos e a discussão das diferentes organizações dos sistemas de saúde, com base nas diferenças entre os modelos adotados em Cuba e no Brasil, além da apresentação de características ético-políticas do Sistema Único de Saúde (SUS) para médicos cubanos e gestores. Na opinião do professor Aciole, o encontro de profissionais e pesquisadores é importante por abordar questões relativas às políticas de acesso à saúde. “Destacaria a troca de experiências de gestão e de atenção nas modalidades cubana e brasileira; o aprimoramento de relações de cooperação entre os dois países; o conhecimento in loco do modelo cubano de saúde pública e as potenciais parcerias de estudos e pesquisas que podem ser discutidas durante nossa permanência naquele país”, analisa o docente.

Para o professor Aciole, a troca de conhecimentos também beneficia o desenvolvimentos de projetos futuros a serem realizados nos cursos de graduação e pós-graduação da UFSCar. “De imediato vejo aplicação prática dos resultados deste intercâmbio nas disciplinas e atividades teórico-práticas em ensino de graduação e pós-graduação e extensão para as atividades realizadas na UFSCar e fora dela, além de a partir dela. Neste momento, um grupo de docentes está empenhado na construção do projeto de extensão do Campus Lagoa do Sino, e podemos utilizar boa parte do aprendizado na missão como subsídios para propostas do setor saúde”, finaliza Aciole.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x