6 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Programa Acessa SP completa 4 anos em Itirapina

Programa Acessa SP completa 4 anos em Itirapina

06/12/2012 11h15 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Programa Acessa SP completa 4 anos em Itirapina

Quatro anos atrás, em dezembro de 2008, era instalado na cidade de Itirapina o primeiro posto de inclusão digital do município: o Acessa São Paulo – programa do Governo do Estado de São Paulo que visa oferecer acesso às tecnologias da informação e contribuir para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico da população.

 

Ao longo desse período, muitas novidades foram implantadas no projeto, concretizadas pelos próprios monitores da rede. O foco do Acessa também foi reformulado e adaptado às necessidades dos cidadãos itirapinenses.

De acordo com o monitor e responsável pela rede na cidade, Eduardo Paschoal, um dos fatos mais curiosos foi a mudança das atividades que ocorreu durante esses últimos cinco anos. “Em 2008, a internet era um pouco mais restrita, não havia tanta facilidade como temos hoje em dia. Hoje, as pessoas podem comprar um computador parcelado e a internet se tornou algo mais em conta, financeiramente falando. Nossa missão atualmente é trabalhar em alguns projetos com a finalidade de promover a capacitação dos usuários. Isso tem nos dado bastante resultado”, conta.

Saulo Marino, gestor do centro cultural Casa Guariento, local que abriga o posto do Acessa São Paulo e a biblioteca municipal “Prof. José Porfírio”, acredita que o trabalho realizado pelos monitores auxilia muito no sucesso das atividades. “Com uma média de 40 atendimentos por dia, o nosso posto de inclusão digital cumpre à risca seus objetivos, além de oferecer diversos cursos de capacitação aos usuários, de jovens a idosos. Boa parte desse mérito deve-se ao fato de termos um funcionário capacitado e cheio de energia, que procura sempre estar se atualizando através dos cursos oferecidos Governo do Estado de São Paulo”, fala.

 

PROJETOS – São oferecidos três diferentes projetos na cidade Itirapina. O BiblioTec, que tem como proposta a informatização total do acervo da Biblioteca Municipal Prof. José Porfírio. A ação visa facilitar o trabalho dos funcionários e usuários da biblioteca através de um software de gerenciamento de biblioteca; o de Teoria Musical – através de games, que proporciona às pessoas que nunca tiveram contato com a aprendizagem em música uma primeira experiência com a teoria e aprofundamento através da interatividade do jogo; e o Informaticalizando, que busca incluir as pessoas na era da informatização, mostrando e ensinando um pouco sobre o computador e todos os benefícios que ele pode trazer.

Eduardo comenta que a procura pelos cursos está muito grande. O de informática, que será ministrado por ele mesmo, ainda está em fase de inscrição e já tem cinco turmas formadas. “Mais de trinta pessoas já estiveram aqui para fazer a inscrição no curso de informática. Esse número é bastante expressivo, diante do tamanho da nossa cidade”, analisa o monitor.

“Com o projeto Biblioteca (desenvolvido numa parceria entre Secretaria da Educação e Cultura e Acessa SP), pretendemos dobrar o número de leitores da biblioteca. Ou seja, o Acessa SP contribui diretamente para o desenvolvimento cultural, intelectual, além do social e econômico dos cidadãos itirapinenses”, completa o gestor da Casa Guariento.

 

NÚMEROS – De janeiro a novembro deste ano foram computados 7.257 atendimentos no posto do Acessa São Paulo de Itirapina. Além disso, 143 pessoas foram cadastradas para utilizar os serviços oferecidos pelo programa. “Não é um número alto, se comparado a outras cidades, porém, para o tamanho de Itirapina é uma quantidade boa de usuários”, opina Eduardo.

 

INFORMAÇÕES – O Acessa fica no Centro Cultural – Casa Guariento, localizado na rua Cinco, 195. Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 17h. O acesso é gratuito e permitido a todos os cidadãos. Para a utilização é necessário se cadastrar, cadastro este que será válido para os demais acessos. Menores de 16 anos devem se cadastrar na presença de um responsável e para menores de 11 anos o uso é autorizado diante da presença do responsável.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x