8 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Projeto da UFSCar fica entre os dez melhores da América Latina

Projeto da UFSCar fica entre os dez melhores da América Latina

05/09/2012 17h37 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Projeto da UFSCar fica entre os dez melhores da América Latina

Projeto do grupo de Estudos em Inovação e Empreendedorismo do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) ficou na sexta posição na competição internacional sobre inovação Idea to Product Competition Latin America (I2p-Latin America). O projeto intitulado PeakFlow tem orientação do professor José Marques Novo Júnior, do DEFMH. “Ficamos extremamente satisfeitos com o fato de termos sido um dos seis melhores projetos da competição da I2p da América Latina. É a primeira vez que a UFSCar participa desta competição e chega à final”, comemora o docente.

 

O projeto PeakFlow trata de um dispositivo que mede o pico de fluxo expiratório utilizado para determinar a severidade da asma, verificar a resposta ao tratamento durante o episódio agudo de asma, diagnosticar asma induzida por exercício físico (broncoespasmo induzido por exercício), monitorar o progresso do tratamento, detectar a prova na função pulmonar e evitar uma possível crise severa, permitindo intervenção precoce. Caracteriza-se por ser portátil, leve e de fácil manuseio, inclusive por pessoas leigas.

O grupo que faz parte do PeakFlow é formado, além do professor José Marques, por três alunas de graduação do DEFMH, Ágatha Beatriz Wolf Cassavia, Aisha Caroline Francisco e Natasha Reis Ferreira.

A I2p-Latin America é um concurso realizado pelo Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV CENN) entre os países latino-americanos com o objetivo de estimular o empreendedorismo entre estudantes de equipes multidisciplinares que estejam estudando e desenvolvendo ideias de produtos que possuam tecnologia inovadora com mercados potenciais. “O nosso próximo passo agora é investir no desenvolvimento da pesquisa com asmáticos, bem como no melhoramento do produto, o PeakFlow”, finaliza José Marques Novo Júnior.

O time vencedor é o da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) com o projeto Febetech, que estará na final mundial, de 15 a 17 de novembro, em Estocolmo, na Suécia. Mais informações sobre o Desafio podem ser obtidas no site http://ideatoproductla.org/about/ e sobre o PeakFlow pelo e-mail [email protected].

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x