5 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Projeto educacional busca conscientizar população

Projeto educacional busca conscientizar população

17/06/2013 16h48 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Projeto educacional  busca conscientizar população

O S.O.S Lixo – Projeto de Educação Ambiental desenvolvido pelo curso de Ciências Biológicas surgiu em 2006, a partir da intensa preocupação de um grupo de alunos e docentes da UNICEP com os mesmos anseios e ideias em relação às questões ambientais, principalmente a do aterro sanitário do município de São Carlos. Foi intensa a sensibilização do grupo com relação ao aterro na época com capacidade esgotada.

 

Não há um só significado específico para as três letras S.O.S. Era apenas um dos sinais mais usados mundialmente em situação de emergência por código morse, como uma maneira de se enviar um sinal solicitando ajuda. S.O.S pode ter vários significados – Save our Souls, Save our Seamen, Save our Ship, Save our Shore – sendo apenas frases as quais o código foi associado. Apesar de ter tido fim o sentido original do sistema de telegrafia Morse nas comunicações marítimas em 1999, ainda hoje insistimos em manter em atividade este aposentado e cansado sinal de alerta para buscar ajuda ao nosso meio ambiente, à nossa vida.

Neste longo período pudemos perceber que é muito difícil e quase impossível sensibilizar pessoas com relação a questão dos resíduos. Mas, não desistimos e continuamos ajudando Projeto de Educação Ambiental nosso aposentado S.O.S a ficar em pé. Apesar de não parecer, muito já foi realizado por muitos alunos e docentes que passaram pelo projeto.

Anteriormente ao projeto, todo resíduo da Instituição era disposto na entrada do campus e destinado ao aterro da cidade. Hoje, graças ao projeto e à colaboração de toda a comunidade UNICEP, especialmente dos funcionários do Campus, os resíduos são triados e encaminhados para a reciclagem.

Que vitória, pois demos um destino ambientalmente correto a cerca de 1000 kg de resíduos recicláveis que eram indiscriminadamente enviados para o aterro sanitário por mês. Vários objetivos do projeto já foram alcançados até 2013, mas ainda há muito a se fazer, principalmente a sensibilização da comunidade de modo que desenvolvam ações concretas em prol do meio ambiente.

Por isso, Elton Calderoni Iniesta, ex-aluno de Ciências Biológicas da UNICEP e aluno de especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos da USP, resolveu desenvolver seu projeto de especialização atrelado ao S.O.S Lixo. “Percebi que o S.O.S Lixo precisava de reconhecimento da comunidade UNICEP, visto que poucas pessoas sabiam da existência do projeto”.

Prof.ª Dr.ª Lucia Helena de Aguiar Vieira, coordenadora do curso de Ciências Biológicas da UNICEP e responsável pelo S.O.S Lixo passou a ser orientadora de Elton na especialização. Juntos eles conseguiram alunos voluntários para trabalhar educação ambiental e conseguir melhorias no S.O.S “Colamos cartazes em salas de aula e em todos os murais da instituição convidando toda comunidade UNICEP para fazerem parte do projeto e em todos os eventos que fazemos deixamos bem claro que toda a ajuda é bem vinda e sempre estamos convidando as pessoas a participar”, contou Elton.

Apenas cinco alunas do curso de Ciências Biológicas se voluntariaram, mas já foi o suficiente para o projeto voltar a andar. Luana Cominato D’Angelo, Ariele Alves, Renata Moreno, Tabata Palhares e Siméia Osório, são as voluntárias e também contam com a ajuda da Prof.ª Dr.ª Sonia Luiz Rodrigues.
O projeto existe graças aos seus idealizadores e ex-alunos: Rogério Tezóri, Saulo Machado, Rodrigo Cardoso, Luis Daniel Garrido e Prof.ª Flavia Saia. Agradecimentos a todos os que colaboraram até hoje.
Gostou do assunto? Quer ser voluntário? Entre em contato pelo facebook, onde os alunos postam dicas de como fazer a sua parte para um mundo melhor e também divulgam os eventos. Entre e curta a página.

S.O.S Lixo – Projeto de Educação Ambiental – Unicep

 

https://www.facebook.com/SosLixoProjetoDeEducacaoAmbiental?ref=hl

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x