Ranking aponta empresas com maior numero de reclamações
O Procon de São Carlos divulgou nesta sexta-feira, 7, o balanço de atendimento registrado em 2014 na cidade. Ao todo foram 932 atendimentos, sendo que as maiores reclamações estão relacionadas a empresas de telefonia e internet, TV por assinatura, empresas que não dão assistência técnica necessária e bancos.
A lista pode ser consultada pela internet pelo endereço eletrônico (www.saocarlos.sp.gov.br/procon). Por ela, o consumidor ainda pode conferir qual foi a principal reclamação e o número delas.
De acordo com o diretor do Procon de São Carlos, Joner José Nery, o serviço tem como objetivo principal informar ao consumidor quais são as empresas que possuem maiores números de reclamações. “O consumidor pode ficar mais atento e assim evitar prejuízos futuros”.
Na lista divulgada pelo órgão, das 50 empresas, o grupo Vivo/ Telefônica lidera o ranking de reclamações. Foram 54 atendimentos e 72,97% dos casos foram solucionados pelo órgão. As reclamações incluem cobrança indevida e abusiva, serviço não fornecido (entrega, instalação, contrato), além de recusa injustificada em prestar serviço.
Em segundo lugar está o grupo Claro/Net/Embratel (América Móvil) com 51 reclamações registradas, seguido da Net São Carlos que ficou em terceiro lugar no ranking com o número de 34 reclamações. Os principais problemas da Net foram serviços de cobrança abusiva, contrato (rescisão, alteração unilateral), serviço não fornecido, vicio de qualidade e o mais grave que foi a cobrança abusiva mediante constrangimento e ameaça.
Em quarto lugar ficou o grupo Pão de Açúcar/ Extra/ Pontofrio.com/ Casasbahia.com/ Casas Bahia/ Ponto Frio com 32 reclamações. Deste 80,77% dos casos foram solucionados pelo Procon da cidade.
Para fechar a lista das cinco empresas com maior numero de reclamações está o Grupo Bradesco. Em São Carlos foram registradas 30 reclamações, sendo que 85,19% dos casos tiveram soluções. A maior reclamação foi de cobranças abusivas e indevidas.
Outro destaque fica para o 13º colocado que foi o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos, o SAAE com 10 reclamações, sendo que 5 foram por cobranças indevidas e abusivas, 3 por serviço não fornecido, 1 por Termo de Ocorrência de Irregularidade , 1 pelo SAC ( ausência de resposta, excesso de prazo, não suspensão imediata de cobrança) e 1 sobre consulta sobre serviços (pesquisas, cartilha, endereços e outros).
Como mostrado pela reportagem, de todos os casos registrados no Procon, quase 80% tiveram soluções. Entretanto 20% deles não foram solucionados, pois de acordo com o diretor do Procon, as empresas dificilmente entram em acordo verbal e pacifico com o cliente. “Infelizmente as empresas não reconhecem suas falhas e a legitimidade do consumidor. As empresas precisam saber que o consumidor procura o Procon em último caso, quando ele realmente não consegue uma solução”, disse Nery.
As 50 empresas com maior numero de reclamações em São Carlos.
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Empresa/Grupo |
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1º – |
GRUPO VIVO/TELEFÔNICA |
54 |
72,97% |
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2º – |
GRUPO CLARO / NET / EMBRATEL / (AMÉRICA MÓVIL) |
51 |
82,98% |
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3º – |
NET SAO CARLOS LTDA |
34 |
88,24% |
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4º – |
GRUPO PÃO DE AÇÚCAR / EXTRA / PONTOFRIO.COM / CASASBAHIA.COM / CASAS BAHIA / PONTO FRIO |
32 |
80,77% |
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5º – |
GRUPO BRADESCO |
30 |
85,19% |
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6º – |
GRUPO ITAU UNIBANCO |
25 |
88,24% |
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7º – |
SKY BRASIL SERVIÇOS LTDA |
15 |
87,50% |
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8º – |
ELECTROLUX DO BRASIL S/A |
13 |
75,00% |
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9º – |
TIM BRASIL SERVIÇOS E PARTICIPAÇÕES S/A |
13 |
75,00% |
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10º – |
GRUPO SANTANDER |
12 |
83,33% |
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11º – |
GRUPO CETELEM/BGN |
12 |
100,00% |
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12º – |
GRUPO CPFL |
11 |
66,67% |
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13º – |
SERVIÇO AUTONOMO DE AGUA E ESGOTO |
10 |
85,71% |
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14º – |
GRUPO CAIXA ECONOMICA FEDERAL |
9 |
100,00% |
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15º – |
GRUPO OI |
8 |
71,43% |
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16º – |
GRUPO MAGAZINE LUIZA |
8 |
100,00% |
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17º – |
PARANA BANCO S/A |
8 |
100,00% |
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18º – |
GRUPO PANAMERICANO |
7 |
71,43% |
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19º – |
BANCO CACIQUE S/A |
7 |
100,00% |
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20º – |
GRUPO WAL MART |
6 |
100,00% |
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21º – |
GRUPO LENOVO CCE |
6 |
60,00% |
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22º – |
SAMSUNG ELETRONICA DA AMAZONIA LTDA |
6 |
75,00% |
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23º – |
GRUPO BANCO VOTORANTIM |
6 |
75,00% |
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24º – |
GRUPO UOL |
5 |
100,00% |
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25º – |
GRUPO BANCO DO BRASIL |
5 |
100,00% |
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26º – |
LG ELECTRONICS DO BRASIL LTDA |
5 |
100,00% |
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27º – |
JULIANA ARAUJO PEREIRA DA SILVA – ME |
5 |
100,00% |
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28º – |
GRUPO RICARDO ELETRO / INSINUANTE / RN COMÉRCIO / ELETROSHOPPING CASA AMARELA |
5 |
66,67% |
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29º – |
GRUPO MRV |
5 |
75,00% |
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30º – |
GRUPO CITIBANK |
4 |
83,33% |
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31º – |
MOTOROLA DO BRASIL LTDA(A/C DEPARTAMENTO JURÍDICO) |
4 |
100,00% |
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32º – |
GRUPO B2W / AMERICANAS.COM / SUBMARINO / SHOPTIME / SOU BARATO / LOJAS AMERICANAS |
4 |
33,33% |
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33º – |
SOMBREAR PERSIANAS LTDA |
4 |
66,67% |
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34º – |
EDITORA GLOBO S/A |
4 |
66,67% |
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35º – |
WHIRLPOOL S/A |
4 |
80,00% |
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36º – |
SCW TELECOM LTDA – ME |
4 |
100,00% |
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37º – |
MICRO SÃO CARLOS EDIÇÕES CULTURAIS LTDA |
3 |
100,00% |
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38º – |
NOKIA DO BRASIL TECNOLOGIA LTDA |
3 |
0,00% |
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39º – |
A R DA CRUZ COM DE ELETRO ELETRONICOS EIRELI ME |
3 |
100,00% |
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40º – |
GRUPO TAM |
3 |
100,00% |
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41º – |
GRUPO AZUL TRIP |
3 |
0,00% |
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42º – |
CIFRA FINANCEIRA S/A |
3 |
100,00% |
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43º – |
D&L SERVICOS DE INTERMEDIACAO DE NEG E SOL WEB LT |
3 |
100,00% |
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44º – |
UNIMED DE SAO CARLOS – COOP. DE TRABALHO MEDICO |
3 |
66,67% |
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45º – |
GRUPO NAVCITY |
3 |
50,00% |
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46º – |
ANDERSON BOTÁRIO SIQUEIRA ME |
3 |
28,57% |
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47º – |
LOJAS CEM S/A |
2 |
100,00% |
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48º – |
FLYTOUR VIAGENS LTDA |
2 |
0,00% |
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49º – |
OBRAS SOCIAIS E DUCACIONAIS DE LUZ |
2 |
0,00% |
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50º – |
PHILIPS DO BRASIL S/A |
2 |
0,00% |