8 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Raupp abre Museu da Ciência e Tecnologia

Raupp abre Museu da Ciência e Tecnologia

16/04/2012 10h14 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Raupp abre Museu da Ciência e Tecnologia

Com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o prefeito de São Carlos Oswaldo Barba (PT) finalizou o projeto do ex-prefeito e atual deputado federal Newton Lima ao entregar à cidade o Museu da Ciência e Tecnologia na manhã de ontem.

Para Raupp, o papel de museus como esse passa por apresentar à sociedade a modernização e inovação feita pela ciência e tecnologia. “Esse museu traz visibilidade ao que é ciência e tecnologia, principalmente aos alunos do ensino médio e fundamental, para que eles vejam na prática os princípios básicos da tecnologia”, afirmou.

Newton Lima, visivelmente emocionado com a inauguração de um projeto seu que começou em 2007, disse que a proposta do museu é ser didático e interativo para que as pessoas, e em especial os alunos de São Carlos e região, possam entender a importância da ciência e da inovação.

O prefeito Oswaldo Barba foi mais adiante e afirmou que o museu se tornará um marco na cidade para promover a tecnologia e incentivar especialmente crianças e jovens a se atraírem por temas ligados à tecnologia e à área das ciências exatas.

Para o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, o museu tem como papel fundamental incentivar as pessoas a se interessarem por ciência e tecnologia. “O Brasil não tem como riqueza maior o minério ou petróleo, mas sim as pessoas. E ciência e tecnologia são feitas por pessoas. O conhecimento que pode ser gerado em espaços como esse é fundamental para a formação de novos cientistas”, afirmou.

O engenheiro mecânico formado pela Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos, Dalton Gomes de Mello, foi o responsável por criar os equipamentos conhecidos como tecnorama, que o museu abriga. Ele disse que temas da física como ótica, mecânica, eletricidade e magnetismo serão apresentados às pessoas de forma lúdica para que elas possam entender o funcionamento dos equipamentos que estão no cotidiano de cada um.

O Museu da Ciência e Tecnologia homenageia o professor Mário Tolentino, conhecido como pesquisador, historiador e um dos maiores educadores da cidade. Ele está localizado no subsolo da Praça Coronel Salles, no Centro da cidade.

O espaço apresentará 129 experimentos científicos que ocupam uma área de 1.200 m², simbolizando mais uma fonte de cultura e conhecimento em São Carlos à disposição da população e ainda com acompanhamento de monitores. São experimentos de física, divididos em óptica, espelhos, fluídos, mecânica, som, geração de energia, eletromagnetismo, com previsão para expandir seu acervo para outras áreas da ciência.

O local conta também com um auditório de 56 lugares para a realização de seminários, palestras e atividades culturais, uma sala de aula para ser utilizada pelo professor visitante e uma área para exposições, que trará sempre novidades para o público.

O projeto para criação do museu surgiu na administração do ex-prefeito Newton Lima, em 2007. A Prefeitura trabalhou em várias frentes para concretizar o projeto, como reservar o espaço físico e captar recursos no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O valor do projeto girou em R$ 840 mil, incluindo contrapartida da Prefeitura, abrir processos licitatórios para compras dos equipamentos, executar obras físicas, receber equipamentos e treinar monitores que vão trabalhar no espaço, entre outras ações.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x