28 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Recorde de atendimentos no gripário preocupa

Recorde de atendimentos no gripário preocupa

Na segunda-feira, 03, inclusive houve um recorde destes atendimentos, superando em larga escala os procedimentos da recepção

06/01/2022 00h48 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
Recorde de atendimentos no gripário preocupa

Após as festas de final de ano, os atendimentos no setor Gripário/Covid do Pronto Socorro Municipal estão aumentando de maneira expressiva e preocupando os gestores da Santa Casa de Descalvado e Secretaria Municipal de Saúde de Descalvado.

Na segunda-feira, 03, inclusive houve um recorde destes atendimentos, superando em larga escala os procedimentos da recepção de urgência e emergência do município: enquanto no PS foram atendidas 158 pessoas, no Gripário esse número chegou a 216 (e destas, 164 foram notificadas para a Vigilância Epidemiológica). Só para se ter uma margem de comparação, no ano passado esses números foram 107 no Pronto Socorro e 121 no Gripário.

Até as 16h desta terça-feira, os atendimentos considerados de “síndromes gripais e respiratórias” somavam 147 e, no PS apenas 63.

“É uma situação preocupante pois nem mesmo na pior fase da pandemia do ano passado, atingimos números tão altos no atendimento gripário. Precisamos da colaboração da população, tanto na conscientização de manter e até mesmo reforçar todas as medidas de proteção e neste caso também estamos falando de vacinação, quanto de se conscientizar na hora de procurar pelo Pronto Socorro”, alertou a enfermeira técnica responsável, Juliana Priscila Dos Santos.

O aumento expressivo de pessoas passando pelo Gripário (parte delas já com os testes positivados em mãos), fez com que a gestão da Santa Casa adotasse medidas emergenciais: “Contratamos uma tenda para a acomodação dos pacientes na parte externa da recepção e vamos ter que contratar mais; aumentamos as equipes dos setores de limpeza, recepção e enfermagem e, hoje, terça-feira, acionamos o terceiro médico plantonista para auxiliar no atendimento no horário de pico. Nossa preocupação é com o período noturno, em que não há expediente nas unidades de saúde dos bairros”, explicou o provedor, Sidnei Piza.

Diante de um quadro que pode beirar o “caos”, tanto a Santa Casa quanto a Secretaria Municipal de Saúde apelam para a conscientização e o senso de cuidado coletivo da população. No caso de sintomas leves como por exemplo, dor no corpo, dor de cabeça, febre amena e ausência de desconforto respiratório (falta de ar), o recomendado é que procurem pelos atendimentos nas Unidades de Saúde da Família, isto para que o Pronto Socorro Municipal possa atender de maneira adequada os casos mais graves.

“As unidades de saúde vão notificar da mesma forma, vai passar por médico e atendimento da mesma forma”, ressalta a enfermeira Juliana. De acordo com informações da Secretaria de Saúde, as unidades de todos os bairros, embora com déficit de médicos em razão de estarem com COVID, estão realizando os atendimentos.

“O que é preciso por parte da população é que se conscientize e se cuide. Os números estão aumentando, infelizmente, e cada vez mais estamos visualizando um cenário de despreocupação por uma camada significativa da população. O uso da máscara de proteção é imprescindível, assim como o uso de álcool gel e lavagem constante das mãos, a não aglomeração, isolamento social em caso de suspeita e a vacinação”, reforça a Secretaria Municipal de Saúde.

Conforme os dados oficiais, Descalvado possui 400 pessoas que não tomaram nenhuma dose da vacina e quase 6.000 pessoas aptas a tomarem a dose de reforço (3ª dose) e que ainda não fizeram. A Secretaria de Saúde irá proceder nesta terça e quinta-feira, com a vacinação na Sede Paroquial, em horário alternativo até as 20 horas, para que possam atingir o máximo de público.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x