6 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Rede Emancipa prepara 15 alunos para vestibulares

Rede Emancipa prepara 15 alunos para vestibulares

26/08/2013 22h09 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Rede Emancipa prepara 15 alunos para vestibulares

Desde abril, São Carlos tem um movimento social de cursinhos populares chamado Emancipa. A rede tem o objetivo de lutar para democratizar o acesso à universidade, principalmente para o estudante da escola pública. O movimento é construído pelos professores e estudantes, através de aulas regulares e mobilizações em defesa da educação.

 

Segundo Lucas Beco, estudante de Engenharia Ambiental da USP e coordenador do Emancipa em São Carlos, o número de participantes foi diminuindo ao longo do trabalho, mas não vê a situação como ruim, acredita na falta de estímulo da própria sociedade. “É comum existir uma evasão grande de alunos nesse tipo de cursinho, mas esse número, para nós, é um número satisfatório. Não é só um esforço individual, mas algo relacionado com a própria sociedade”, diz.

Para Beco, o cursinho é o local onde os jovens encontram apoio e entusiasmo para complementar de forma crítica sua formação secundária, bem como lutar e sonhar coletivamente pela defesa do ensino público, gratuito e de qualidade, e um acesso democrático à universidade.

Ele conta que cada cursinho da rede possui um nome específico e o de São Carlos ainda não havia sido batizado. “Escolhemos colocar o nome de Cursinho Popular Rosa e Zé Luiz Sundermann, em homenagem aos sindicalistas da própria cidade que morreram e até hoje o crime não foi esclarecido”.

Em relação ao número de professores, Beco admite que todos vestiram a camisa do projeto. “Por ser um trabalho voluntário, pensamos que poderíamos ter alguns problemas, mas não. Percebemos que as pessoas foram mobilizadas e se apropriaram da causa”.

Esse ano ainda poderão ser abertas novas vagas para alunos e professores que tenham a vontade de ingressar e participar do Emancipa. No último domingo, inclusive, ocorreu uma formação de professores que contou com aproximadamente 30 pessoas. “Fizemos um curso para mostrar as diretrizes do cursinho, apresentar a forma de trabalho e até mesmo abrir discussões a respeito”.

As aulas ocorrem durante os sábados das 9h às 16h40, no bairro Santa Angelina, próximo ao Campus 2 da USP, em parceria com a Escola Estadual Bento da Silva César, no próprio espaço da escola.

Beco fala a respeito da abertura de novas turmas: “Iremos nos reunir para ver a possibilidade de abrir novas vagas para o cursinho ainda no mês de setembro. Vai depender do balanço que apresentaremos do último curso, se acharmos que temos professores para abrir novas turmas, isso será feito”, garante o coordenador.

Pessoas interessadas, tanto alunos como professores, podem entrar em contato com a coordenadoria pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (16) 98141-4331. O site da rede pode ser acessada pelo endereço: www.redeemancipa.org.br.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x