1 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Reitoria da UFSCar nega privatização do HE e defende federalização

Reitoria da UFSCar nega privatização do HE e defende federalização

01/03/2013 11h24 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Reitoria da UFSCar nega privatização do HE e defende federalização

Na manhã de quinta-feira, 28, ocorreu na reitoria da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) uma reunião com representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSEH). Na reunião estavam presentes o reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho, o Conselho Universitário e a diretora de Gestão de Pessoas da empresa, Jeane Liliane Marlene Michel.

Um texto divulgado no blog do Diretório Acadêmico (DA) da UFSCar do campus Sorocaba gerou toda uma polêmica em torno do evento. O texto afirmava que a reunião extraordinária tinha intenção de discutir e aprovar a federalização e privatização do Hospital Escola Municipal de São Carlos, pela EBSEH, sem a devida divulgação e discussão do assunto na comunidade acadêmica da UFSCar.

Ainda de acordo com texto, o DA exigia o adiamento da decisão para que a cidade de São Carlos, assim como a comunidade acadêmica da UFSCar, tivesse oportunidade de tomar conhecimento do fato e discutir sua posição antes da votação.

Além disso, a publicação do DA de Sorocaba convocou todos os estudantes a participar do Conselho Universitário da UFSCar, por videoconferência no prédio administrativo do campus de Sorocaba.

 

REITORIA – Em nota a reitoria, por meio da comunicação da UFSCar, esclarece que as informações veiculadas são total e completamente equivocadas e que a referida reunião foi realizada apenas para que o conselho analisasse a possibilidade da Administração Superior prospectar formatos viáveis para uma eventual vinculação futura do Hospital-Escola Municipal de São Carlos à EBSERH, portanto, um encontro apenas de apresentação entre as partes.

Também salientou que é relevante esclarecer ainda que o Hospital-Escola, diferentemente dos hospitais universitários mencionados no texto, é vinculado à Prefeitura Municipal de São Carlos, a quem cabe, naturalmente, a decisão final sobre a federalização do Hospital, sendo assim, após a reunião, as informações apresentadas na reunião serão compartilhadas com toda a comunidade universitária.

A Reitoria encerra a nota para lamentando o equívoco causado pelas informações publicadas DA de Sorocaba. 

Na publicação, o DA afirma que “nos Hospitais em que forem implantadas as filiais da empresa, haverá, sem dúvida, a privatização dos serviços. Esta, diferentemente das privatizações que costumamos acompanhar nas atividades econômicas estatais”.

A reitoria nega que a parceria trará prejuízos ao sistema de saúde. Afirma que com a federalização e a gestão da EBSERH no Hospital Escola, as despesas de pessoal seriam todas assumidas pela empresa, sendo ainda financiada pelas verbas do SUS e a UFSCar caberia a gestão clínica da unidade.

De acordo com o reitor, ao final da reunião, o Conselho Universitário autorizou a continuidade do projeto, apresentando em próximo momento, os benefícios de parceria com a Prefeitura Municipal e do Ministério da Saúde.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Micaela
Micaela
11 anos atrás

E os funcionarios que prestaram processo seletivo,todos serao mandados embora?

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x