7 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Reunião debate crescimento do número de moradores de rua

Reunião debate crescimento do número de moradores de rua

07/03/2014 07h58 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Reunião debate crescimento do número de moradores de rua

Na manhã desta quinta-feira, 6, aconteceu no Paço Municipal a segunda reunião para debater o crescimento do número de pessoas em situação de rua no município de São Carlos.

 

Convocada pela secretária de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Tiberti, a reunião contou com as participações do secretário municipal de Emprego e Renda, Hilário Apolinário Oliveira, do Defensor Público Danilo Mendes Silva e Oliveira, do Comandante da Guarda Municipal, Jorge Negretto, de representantes do Cras, Caps-AD, da secretaria de Esportes e Lazer, Câmara Municipal e representantes de igrejas da cidade.

O foco da reunião foi a apresentação do mapeamento dos moradores de rua da cidade e também a proposta de uma nova campanha a ser divulgada, pedindo que a população não dê dinheiro nem alimento aos moradores de rua. “O problema é que na rua esses moradores se sentem livres para usar drogas, pedir dinheiro, e conseguem até comida de graça. Por isso, eles acabam não aceitando a ajuda dos serviços oferecidos pela prefeitura”, explicou a secretária. Quando algum morador de rua implorar por dinheiro, é importante que a população entre em contato com os serviços da prefeitura. “Ainda estamos ajustando alguns passos, debatendo os pontos junto aos outros serviços municipais, para chegarmos a um plano de ação completo. Mas é importante que estas pessoas sejam encaminhadas para os serviços de assistência. Se não houver esmolas e comida, automaticamente eles terão que nos procurar”, disse Wiviane.

O Defensor Público, Danilo Mendes Silva de Oliveira, explicou qual o papel da defensoria no caso. “Somos um equipamento jurídico, cujo papel é fazer o devido encaminhamento dessas pessoas  aos órgãos públicos competentes para prestação do serviço. Nesse caso, atuaremos, se necessário, em ações judiciais caso haja ausência da prestação desses serviços”, disse o defensor, salientando que: “Não existem fórmulas prontas e soluções simples para problemas complexos e sim políticas nacionais no enfrentamento das drogas à situação de rua”, disse ele.

 

Na próxima quinta-feira (13), acontece a terceira reunião, que contará com a presença de uma Assistente Social e consultora da Recapp Consultoria e Assessoria em Políticas Públicas, Rosa Federici. A reunião está marcada para as 9 horas, também no Paço Municipal.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x