3 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Robótica cooperativa é novo foco da USP-São Carlos

Robótica cooperativa é novo foco da USP-São Carlos

19/05/2017 12h11 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Robótica cooperativa é novo foco da USP-São Carlos

A USP São Carlos, reconhecida por sua excelência nas áreas de Ciências Exatas eTecnológicas, mais uma vez mostrou o porquê merece tais qualificações. Recentemente, foi criado o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Sistemas Autônomos Cooperativos (InSAC), sediado na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP).

Com a contribuição de vários cientistas vindos de universidades, institutos e empresas nacionais e internacionais, o InSAC desenvolverá estudos que pretendem, por exemplo, contribuir com a preservação da floresta Amazônica, o aumento de produtividade das plantações, a segurança na mobilidade urbana, a extração de petróleo na camada do pré-sal, melhorias no cultivo agrícola, entre outros. 

Em entrevista ao Primeira Página, o professor da EESC e coordenador do instituto, Marco Henrique Terra, falou sobre como pretendem desenvolver os estudos, como a cidade de São Carlos é beneficiada com a criação do InSAC, e como a crise econômica pela qual o País está passando interfere nos recursos disponíveis para pesquisas. 

De acordo com Terra, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia voltado para sistemas autônomos cooperativos, criado pelo CNPq e que eles denominaram como InSAC, que está sob a coordenação da EESC, tem sete linhas de atuação que englobam vários problemas nacionais. Dirigíveis autônomos e carros autônomos cooperativos são temas que estão sendo pesquisados pelo instituto. O estudo do bioma amazônico faz parte de uma das aplicações dessas tecnologias, no caso, dos dirigíveis, que estão sendo desenvolvidos. Técnicas que possam ser utilizadas, não só agora mas também daqui a dez ou vinte anos, para auxiliar a mobilidade urbana no Brasil também estão sendo pesquisadas. Como exemplo de melhoria na mobilidade urbana, é estudar como um grupo de carros autônomos pode andar pelas ruas sem colidir uns com os outros e sem, obviamente, causar danos às pessoas. Os algoritmos para executar essas tarefas autônomas e cooperativas devem ser cada vez mais aperfeiçoados.

Sobre como a cidade de São Carlos é beneficiada com a criação do InSac, Terra afirmou que Várias universidades, institutos de pesquisa e algumas empresas do Brasil fazem parte desse instituto. Boa parte dos recursos destinados ao instituto ficará aqui na cidade. A interação que o instituto tem tido com as duas unidades da Embrapa sediadas aqui em São Carlos é um exemplo de como a cidade ganha tendo a USP como coordenadora do InSAC.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x