6 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Saae desmente cobrança de multa por desperdício de água

Saae desmente cobrança de multa por desperdício de água

26/08/2014 23h44 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Saae desmente cobrança de multa por desperdício de água

O boato que os gestores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), em São Carlos, estariam multando consumidores que desperdiçassem água, nesse período de seca, foi desmentido pelo presidente da autarquia, Sérgio Pepino.

De acordo com ele, não existe nenhuma legislação municipal que dê autonomia ao Saae para que faça esse procedimento. Além de cobrar por desperdício ser uma questão subjetiva, analisou o presidente. “O que pode ser considerado desperdício? O que é para um pode, não ser para outro”.

Para que uma cobrança como essa sugerida por comentários em rede social, acontecesse, seria necessária uma lei que definisse regras para identificar desperdício e essa legislação teria de ser aprovada pela Câmara de vereadores. “Esse boato é um absurdo”, acrescentou.

O gestor do Saae afirmou que a cidade não corre risco de desabastecimento de água provocado pela estiagem que tem afetado inúmeras cidades do São Paulo e Minas Gerias. Ele explicou que a captação de água na cidade é feita de duas formas: 55% vem da reserva subterrânea do Aquífero Guarani,  e 45% vem da captação superficial dos córregos do Feijão e Espraiado.

Pepino afirmou que a captação de superfície teve uma redução que foi compensada pela extração de água subterrânea. “Estamos alternando a captação para que não haja prejuízo. Trocamos três bombas de poço no Jóquei Clube e Faber 2  quando elas deram o primeiro sinal de falência. Assim não ocorreu paralização do abastecimento nessas regiões”, relatou.

Os motivos de São Carlos não viver o racionamento de água, está a cooperação da população que tem economizado e correspondido de forma positiva diante desse momento que afeta o estado. 

Em pontos que existem vazamento, ao invés da água sair, a falta de pressão puxa para os dutos o que estiver ao redor. Com isso pode entrar terra e até mesmo esgoto contaminando toda a rede. Por isso a meta é economizar água para não racionar. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x