4 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São-Carlenses se queixam da má conduta no trânsito da cidade

São-Carlenses se queixam da má conduta no trânsito da cidade

18/09/2014 23h27 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
São-Carlenses se queixam da má conduta no trânsito da cidade

A Semana Nacional do Trânsito foi iniciada ontem, dia 18 e segue até o dia 25, com o tema ‘Cidade para as pessoas – proteção e prioridade ao pedestre’. A temática foi escolhida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A campanha tem o propósito de conscientizar as pessoas sobre as responsabilidades de transitar pelas vias e também pelas calçadas, orientando todos a respeitar seus espaços em um complexo social urbano e rodoviário. 

Vários condutores e pedestres se queixam de um mau comportamento mútuo. Isabela Paschoal, funcionária de uma das lojas do centro de São Carlos, diz que vivencia a falta de respeito de condutores quando atravessa a faixa de pedestres. “Com o sinal fechado para os veículos, os motoristas avançam, ocupando parte da faixa e preciso recuar”, comentou.

O motorista Renaldo Baldan já se queixa de outros motoristas. Ele diz que as pessoas não sinalizam quando vão virar a rua e dirigem muito devagar, ou depressa demais, fora do ritmo do fluxo, causando transtorno. “Precisamos redobrar a atenção para não sofrermos acidente. O trânsito fica tenso nessas horas”, citou.

Outras pessoas se sentem lesadas pela estrutura das ruas, avenidas e do sistema de sinalização. Para Júlio Bertollo, São Carlos não tem a estrutura adequada de distribuição de saída do centro para os bairros. “As saídas são complicadas. Não existe uma marginal que cruza a cidade e não há vias rápidas de escape”, considerou.

O taxista Fernando Joaquim, comentou que a topografia do município não ajuda muito e ainda tem a falta de investimento no setor. Ele acha que o excesso de vagas reservadas para área azul, no centro, atrapalha a circulação, principalmente nos horários de pico. “Essas vagas poderiam ser usadas para via de tráfego, uma medida para alargar as ruas principais”, disse. 

Fernando Martins, também taxista, falou que o poder público deveria repensar no sistema de trânsito, o número de automóveis vem crescendo e as ruas não têm comportado. “Não sei se é por conta das facilidades de hoje em financiar um veículo, mas tem faltado espaço para todos. Nossas vias não comportam mais”, frisou.

Martins relatou ainda que tem percebido a falta de preparo da nova geração de condutores, além de outros de diversas faixas etárias que abusam da velocidade. “Tem gente achando que está em uma corrida”, comentou. 

A Prefeitura de São Carlos, através da Secretaria de Transporte e Trânsito, assim como já tem feito intervenções públicas sobre educação no trânsito com certa periodicidade, está programando atividades para a Semana, e deverão ser divulgadas logo.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x