5 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São-carlenses solicitam implantação de tecnologias

São-carlenses solicitam implantação de tecnologias

Procedimento licitatório do transporte coletivo entra na fase de análise dos custos das sugestões e do estudo de viabilidade econômica

15/10/2020 06h56 - Atualizado há 4 anos Publicado por: Redação
São-carlenses solicitam implantação de tecnologias Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de São Carlos (SP)

Na última terça-feira, dia 13 de outubro, a Secretaria de Transporte e Trânsito encerrou o prazo de manifestações pelos são-carlenses com sugestões de melhorias para o procedimento licitatório do transporte público coletivo.

Segundo a secretária de Transporte e Trânsito, Ingrid Ienco Cazella, foram mais de 30 sugestões encaminhadas pelos cidadãos, e em sua maioria solicitam a implantação de tecnologias no Transporte Público. “As sugestões em sua maioria solicitam tecnologias. Como por exemplo, o uso da tecnologia para saber os horários dos ônibus e quando irá chegar até o seu ponto de descida, e realizar a compra da passagem de forma mais fácil. Outra sugestão é a substituição dos cobradores, que é uma vertente mundial, sendo de forma automática a cobrança. Então, foram mais de 30 sugestões, e assim, muitas são pertinentes que irão contribuir para a melhoria do edital do transporte público”, ressaltou.

A secretária Ingrid disse que a partir de agora é a fase de análise dos custos operacionais para implantar a sugestão e verificar também se é viável. “Agora temos que verificar todas as sugestões se são plausíveis e verificar também os custos delas dentro do sistema e inserir no procedimento licitatório essas melhorias”, explicou.

Além disso, nesta fase do processo verifica-se a viabilidade econômica do transporte público, que é o preço mínimo da tarifa, comentou a secretária Ingrid. “Iremos verificar a viabilidade econômica financeira. Isto é, qual será a tarifa ideal para atender com qualidade o serviço de transporte a população. Agora é a parte de cálculo do processo licitatório, ou seja, quantificar e majorar o valor, e dividir durante a concessão para saber se é viável ou não essa tarifa”, salientou.

A secretária de Transporte e Trânsito disse que até o final do ano será publicado no Diário Oficial do Município o processo de licitação do Transporte Público para contratação de uma empresa, na forma de concessão por 20 anos. “A Secretaria está fazendo de tudo para que o edital seja entregue o quanto antes para publicação ou até o final do ano, devido que no momento a Prefeitura de São Carlos não tem um contrato com uma empresa para administrar o Transporte Público, porque a empresa atual trabalha por meio de contrato precário”, enfatizou.

Audiências públicas

De acordo com a secretária Ingrid, as audiências foram um sucesso e agradeceu o apoio do jornal Primeira Página e da rádio São Carlos na divulgação das duas audiências públicas, por videoconferência, que foram realizadas nos dias 15 de setembro e 6 de outubro. E agradeceu também a Câmara Municipal de São Carlos que disponibilizou os canais do Facebook e do YouTube para transmissão das duas audiências.

Ela disse que após a realização das audiências, as pessoas continuam assistindo pelos canais do Facebook e YouTube da Câmara Municipal. “Sim, está tendo muitas visualizações após as realizações das audiências. Acredito que após a divulgação das atas das audiências, então teremos mais pessoas interessadas em assistir as audiências pelos canais digitais da Câmara de São Carlos, que são o Facebook e YouTube”, finalizou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x