14 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos forma cerca de 560 engenheiros por ano

São Carlos forma cerca de 560 engenheiros por ano

08/12/2011 10h09 - Atualizado há 13 anos Publicado por: Redação
São Carlos forma cerca de 560 engenheiros por ano

É notório a falta de profissionais especializados na área de engenharia em todo o Brasil. Prova disso foi o vestibular da FUVEST, que a maior procura por cursos se deu na área de engenharia e a nota de corte foi maior que 60. Apesar desse cenário desfavorável,São Carlosse destaca formando em média 560 engenheiros por ano entre as universidades da cidade.

Segundo Reginaldo Peronti, presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC), a profissão engenheiro abrange mais de 200 modalidades, e a falta de profissionais especializados se dá em todas elas.  “Reflexo disso podemos comprovar no vestibular da FUVEST, onde a maior demanda foi de candidatos fazendo a prova para ingressar nos cursos de engenharia”, relata.

Entre os cursos de engenharia,comoMecânica, Ambiental e de Produção, Segundo Peronti, a que se destaca mais é a de construção civil. “O forte aquecimento da economia e a facilidade de crédito que o governo dá como por exemplo o programa “Minha Casa Minha Vida” fizeram com que a demanda de profissionais nessa área de construção civil, tanto engenheiros como arquitetos, fosse maior. O que acabou pegando o mercado desguarnecido de especialistas”, explica.

O presidente conclui dizendo que muita coisa mudou na profissão com o passar do tempo. “Antigamente era comum o recém-formado em engenharia ir buscar empregos em outras áreas, abrir comércio, etc. Hoje é completamente o contrário, a maior parte dos bacharéis, conseguem trabalho na área imediatamente”, finaliza o presidente da AEASC.

FORMAÇÃO – No total,São Carlosforma aproximadamente 560 profissionais de engenharia entre USP, UNICEP e UFSCar. São 388, 120 e 50 alunos bacharelados anualmente, respectivamente.

Segundo a assessoria de imprensa da Universidade de São Paulo (USP), maior formadora de engenheiros na cidade, neste ano, 572 alunos ingressaram no curso, superando os 388 formados em 2011. Sinal que mostra que o mercado já está reagindo a essa falta de especialização formando cada vez mais profissionais.

Edição Jeferson Vieira

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x