7 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos imuniza 1.970 em multivacinação

São Carlos imuniza 1.970 em multivacinação

04/09/2012 12h35 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
São Carlos imuniza 1.970 em multivacinação

Com o término da Campanha Nacional de Multivacinação para crianças menores de 5 anos, São Carlos conseguiu imunizar durante duas semanas um total de 1.970 crianças por estarem com doses atrasadas na carteira ou no período de vacinação. Foram levadas às unidades de saúde para consulta de carteira de vacinas 7.480 menores. A vacinação conseguiu atingir o percentual de 26,34% de imunização.

 

A campanha foi destinada para o alerta e atualização das doses da carteira de vacinação das crianças, considerando a importância dessas doses até o quinto ano de vida.

Os números por faixa etária também foram divulgados pela Divisão da Vigilância Epidemiológica, 1.609 crianças menores de um ano que compareceram aos postos de saúde, sendo que 768 foram vacinadas, cerca de 47,73%.

Entre 1 e 4 anos, 5.871 crianças comparecerem às unidades para verificação das vacinas, das quais 1.202 foram imunizadas por estarem com alguma vacina em atraso ou por estarem no período de vacinação, representando 20,5% crianças imunizadas.

A campanha que começou no dia 18 de agosto tinha previsão de término no dia 24, mas foi prorrogada para o dia 31 no estado de São Paulo com o objetivo mais crianças fossem imunizadas adequadamente.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Edel Zoia, com o período ampliado para imunização, contribui para os números de atualizações aumentasse. “A prorrogação da campanha foi importante para que mais pais e responsáveis tivessem mais tempo para levarem as crianças e verificar as doses da carteira, se estava em ordem ou não”, comenta.

Foram disponibilizadas as vacinas contra 15 tipos de doenças, entre elas poliomielite, pneumonia, meningite, febre amarela e rotavírus. Pela primeira vez, também foi disponibilizada a vacina pentavalente, que imuniza, em uma única dose, contra cinco doenças (difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B).

O número de crianças imunizadas foi considerado muito bom pela Secretaria Municipal de Saúde e um trabalho muito bem realizado pelas profissionais das unidades. “Como foi uma campanha sem metas de vacinação, o número foi excelente. Foram duas semanas de trabalho intenso para atualizar o máximo de carteiras e ao mesmo tempo atender as crianças já agendadas para vacinar”, ressalta Zoia.

O Ministério da Saúde informou que a ação, encerrada na semana passada, será realizada todos os anos, sempre no segundo semestre com o objetivo de reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal e, consequentemente, o risco de transmissão de doenças que podem ser evitáveis.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x