17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos perde 30% da água potável em problemas de vazamentos

São Carlos perde 30% da água potável em problemas de vazamentos

26/03/2014 11h34 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
São Carlos perde 30% da água potável em problemas de vazamentos

São Carlos ainda passa por  um período de longa estiagem. Por conta disso, diversos bairros da cidade sofreram com a falta d´água e os moradores tiveram que economiza-la. Enquanto isso, vazamentos na rede de distribuição aparecem em todos os bairros da cidade, mostrando a ineficiência do Serviço Autônomo de Água e Esgoto para resolver o problema.

 

Diariamente registra-se  uma média de  55 novos vazamentos por dia, isso representaria cerca de 1650 vazamentos por mês, o que representa um desperdício na ordem de 40 a 50% da água potável, que poderia estar sendo consumida, mas acaba indo ralo abaixo.

Apesar de todo o esforço da população em economizar água e ajudar o poder público, o que não faltou na cidade foram reclamações.  Motoristas que passam pelo cruzamento das ruas XV de Novembro e Riachuelo, no Centro de São Carlos, reclamam que há tempos existe um vazamento no local. O asfalto acabou se soltando e hoje a água escorre entre os paralelepípedos.  Eles relatam que o local está bastante perigoso.

Na rua  Alberto Lanzoni, no Santa Felícia um grande vazamento acabou provocando a abertura de uma cratera. “Aqui está muito perigoso, logo vai ter um acidente”, disse uma moradora.

Além de não conseguir evitar os vazamentos, o Saae é durante criticado pela inércia diante da reclamação da população. A demora nos consertos tem irritado a população.

Este é o caso da proprietária  de uma relojoaria situada na rua General Osório, centro comercial da cidade.  Segundo ela, fazia seis meses que a água vazava em frente ao seu estabelecimento, e somente nesta segunda-feira (24) uma equipe apareceu para fazer o reparo. “Agora eles colocaram esse cavalete em cima da vala, está tudo sujo, quero só ver quanto tempo vão demorar para arrumar isso. Se chover, a situação vai ficar pior”.

Outra situação foi de um vazamento que existia há um ano e meio na rua Padre Teixeira, na região da Vila Nery. Somente ontem (25) o Saae realizou o reparo da rede sob protesto de moradores, já que apenas dois funcionários trabalhavam e outros ficavam olhando.

Mais um problema observado pela população é que o Saae tem aberto buracos em ruas que acabaram de ser recapeadas, como ocorreu na avenida Capitão Luis Brandão, na Vila Nery. A maioria das pessoas entrevistadas  acreditam em uma possível falta de planejamento. “Tem que ter um estudo ou uma readequação da rede de esgoto da cidade, caso contrário esse problema nunca será solucionado”, relatou um comerciante do bairro, que pediu para não ser identificado.

Outra reclamação é a demora do Saae em realizar as ligações de água e esgoto. Em fevereiro deste ano, a autarquia contratou, em caráter emergencial, uma empresa especializada em ligações de água e esgoto para realizar este trabalho que estaria em atraso na cidade, porém as denúncias em relação a este problema ainda continuam.

 

DENÚNCIA

O vereador Walcenyr Bragatto (PV) protocolou na Câmara e acionará o Ministério Público para pedir explicações ao Serviço de Água e Esgoto sobre o porquê da demora em atender a população e realizar os reparos. Além disso, o parlamentar quer saber se a autarquia tem algum projeto a médio e longo prazo para cuidar melhor do bem precioso que é a água.

“O que vemos hoje é um verdadeiro crime ambiental. Ninguém faz nada para resolver e, pelo que se sabe, não existem projetos para solucionar o problema. A prefeitura e a autarquia cometem crime ambiental toda vez que deixam água potável vazamento por meses”, afirmou o vereador.

 

OUTRO LADO

Em relação à demora em solucionar os problemas de vazamentos na rede, a prefeitura informa que reparos são feitos de acordo com a gravidade de casa situação. O Saae informou que recebe por dia cerca de 30 reclamações de vazamentos. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x