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São Carlos pode ganhar pedágio na SP-318

23/12/2016 10h37 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
São Carlos pode ganhar pedágio na SP-318

O Diário Oficial do Estado publicou, na edição de ontem, os trechos que serão concedidos à iniciativa privada. Anteontem, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) assinou decreto que autorizava o lançamento do edital de concessão do lote Rodovia dos Calçados, com 720 quilômetros de extensão.

A rodovia Thales Lorena Peixoto Júnior, a SP – 318, do quilômetro 235,4 ao 280, perto do trecho de ligação à rodovia Antônio Machado Santana, está na concessão.

Dez rodovias estão no lote: SP-255, SP-249, SP-257, SP-281, SP-304, SP-318, SP-328, SP-330, SP-334 e SP-345, que passam por 35 municípios das regiões de Bauru, Franca, Itapeva, Ribeirão Preto, Sorocaba e Central. Segundo a Agência Reguladora dos Transportes no Estado de São Paulo (Artesp), os investimentos são de R$ 5 bilhões ao longo de 30 anos de concessão e a maior parte dos investimentos deve acontecer em 10 anos de vigência do contrato. A abertura das propostas ocorrerá em 25 de abril de 2017. O novo lote a ser concedido passa pelos territórios dos municípios de Américo Brasiliense, Araraquara, Avaré, Barão de Antonina, Barra Bonita, Batatais, Boa Esperança do Sul, Bocaina, Botucatu, Brodowski, Coronel Macedo, Cravinhos, Dourado, Franca, Guatapará, Igaraçu do Tiete, Itaí, Itaporanga, Itirapuã, Jardinópolis, Jaú, Luís Antônio, Patrocínio Paulista, Pratânia, Restinga, Ribeirão Preto, Rincão, Riversul, Santa Lúcia, Santa Rita do Passa Quatro, São Carlos, São Manuel, São Simão, Taquarituba, Trabiju. 

TECNOLOGIA – Ainda de acordo com a Artesp, as rodovias a serem concessionadas passarão por inovações tecnológicas em benefício dos usuários. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, haverá implantação de sistema eletrônico de transmissão de dados (WiFi) nos 720 quilômetros de extensão do lote para acesso a informações e serviços da concessionária. Será possível a troca de dados e informações entre os usuários e a concessionária que vencer o certame. 

O motorista ou passageiro receberá SMS, WhatsApp e informações sobre eventuais acidentes, bloqueios, desvios e outras informações da rodovia, inclusive meteorológicas, de segurança e tráfego. Trata-se de um novo canal de comunicação entre a concessionária e o usuário, que trará mais segurança, comodidade e informações.

Esse sistema WiFi possibilitará a eliminação dos call boxes nas pistas. Mas aqueles usuários que preferirem não baixar o APP da rodovia ou não fizerem uso de celular ou tablete terão à disposição serviços de CFTV. São câmeras de vídeo capazes de analisar imagens, acoplados com IVA (análise inteligente de vídeo, na sigla em inglês) que cobrirão 100% da malha. Haverá também pesagem de caminhões em movimento, o que agiliza a viagem dos caminhoneiros e traz mais segurança. Também está prevista a implantação de ciclovias em áreas urbanizadas.

Conforme informou a Artesp, além de atender às demandas de todos os municípios que são cortados pelas pistas a serem concedidas, o projeto de concessão prevê que a cada quatro anos sejam realizadas revisões que possam adequar os novos investimentos nas pistas para a realidade do período em questão. Assim, poderão ser antecipados, cancelados ou criados novos investimentos, como duplicações, implantação e remodelação de acessos.

 

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