27 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos recebeu 6ª Megajornada da Capoterapia do Estado de São Paulo

São Carlos recebeu 6ª Megajornada da Capoterapia do Estado de São Paulo

Evento reuniu pessoas de várias idades, entre 40 e 96 anos

06/05/2024 16h06 - Atualizado há 3 semanas Publicado por: Redação
São Carlos recebeu 6ª Megajornada da Capoterapia do Estado de São Paulo

São Carlos foi palco do maior programa de qualidade de vida para a terceira idade. Atualmente, é lei no município de São Carlos. A 6ª Mega Jornada da Capoterapia do Estado de São Paulo reuniu pessoas de várias idades, entre 40 e 96 anos. Nossas “crianças” deram um show de qualidade de vida em um momento marcante para aqueles que mais contribuíram ao longo de suas vidas. Eles fizeram a diferença, pois investir em prevenção é o melhor remédio.

A Capoterapia é um remédio milagroso na vida das pessoas da melhor idade. Cerca de mil idosos participaram entre os dias 26 e 28 de abril de 2024. A importância do evento está em proporcionar qualidade de vida para os idosos, gerar emprego e renda, aquecer o comércio local, a rede hoteleiras, restaurantes, lanchonetes, transporte e, o mais importante, promover a saúde física, emocional e a motivação para uma melhoria na qualidade de vida.

Durante o evento, ocorreram vários momentos, como a “puxada de rede”, uma prática comunitária que promove a ajuda mútua e a cooperação, na qual os capoterapeutas se reúnem para lançar e puxar a rede. Esse movimento ajuda os idosos na coordenação motora e no amor ao próximo. O Maculelê, de origem africana, indígena e portuguesa, foi uma arte marcial que hoje é preservada na simulação de uma luta tribal usando dois bastões no ritmo da música. A ciranda de roda, de origem portuguesa, consiste em uma dança de roda que é dançada por pessoas de todas as idades. Na terceira idade, ela traz à memória o início da infância por meio das cantigas de roda. Houve também muita alegria com o passeio de trenzinho. Para finalizar a megajornada, não poderia faltar o verdadeiro forró pé de serra com o grupo Mandacaru, encerrando com a forroterapia.

O evento contou com a participação de várias caravanas do estado de São Paulo e do Brasil, representando diversas cidades. Entre elas: Americana, Araraquara, Araras, Leme, Itápolis, Itatiba, Itapevi, Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Lençóis Paulistas, Conchal, Assis, Cotia, Rio das Pedras, São Manuel, Presidente Prudente, Guarulhos, Valinhos, Rio Claro, São Carlos, Guaranésia-MG, Iturama-MG, Brasília-DF, Campo Grande-Mato Grosso do Sul, Piauí e São Paulo Capital. Esteve presente a Presidente do IBC Instituto Brasileiro de Capoterapia, a senhora Sonia Barbosa de Andrade (Tia Sonia), o vice-prefeito Edson Aparecido Ferraz representou o prefeito Airton Garcia, e o secretário municipal de Esportes e Cultura, Fernando Henrique da Silva Carvalho (Fernandinho), representou a Secretaria Municipal de Esportes e Cultura.

Antônio Zacarias da Silva, conhecido carinhosamente como Mestre Taroba, é uma figura icônica na cidade de São Carlos há mais de quatro décadas. Nascido em Londrina, sua trajetória é marcada por um profundo compromisso com a comunidade e um incansável trabalho em prol do bem-estar dos idosos.

Há 42 anos, Mestre Taroba escolheu São Carlos como seu lar e desde então tem deixado uma marca indelével na cidade.

Em reconhecimento aos seus notáveis esforços e contribuições para a sociedade, Mestre Taroba recebeu o título de Doutor Honoris Causa. Esse reconhecimento é um testemunho de sua dedicação incansável em melhorar a vida das pessoas ao seu redor, especialmente daqueles que estão na terceira idade.

Como diretor da Capoterapia do estado de São Paulo, Mestre Taroba lidera e orienta um movimento que tem transformado a vida de muitos idosos na cidade. A Capoterapia é uma atividade que combina elementos da capoeira com técnicas de terapia ocupacional e promove o bem-estar físico, mental e social dos participantes.

Mestre Taroba foi buscar especialização em Brasília com o mentor e idealizador da Capoterapia, Gilvan Alves de Andrade, cariosamente o Mestre Gilvan. Mestre Taroba é um verdadeiro visionário, e seus projetos na cidade de São Carlos refletem isso. Ele tem implementado diversas iniciativas voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos idosos, com destaque para a Capoterapia. Através dessa prática, ele atende idoso, proporcionando-lhes uma forma divertida e dinâmica de se exercitar, interagir e fortalecer laços sociais.

Além disso, Mestre Taroba tem sido um defensor incansável dos direitos dos idosos, buscando sensibilizar a comunidade sobre a importância de valorizar e respeitar essa parcela da população. Seu trabalho tem inspirado muitos outros profissionais e voluntários a se envolverem em projetos de envelhecimento saudável e qualidade de vida para os idosos.

A 6ª Megajornada da Capoterapia do Estado de São Paulo contou com o patrocínio de 50% da Prefeitura Municipal de São Carlos, vinculado à Secretaria Municipal de Esportes e Cultura. O Diretor da Capoterapia do Estado de São Paulo Mestre Taroba, fez seu agradecimento todas as pessoas envolvidas com o evento, o mestre fez sua declaração, a 6° Megajornada da Capoterapia do Estado de São Paulo foi um sucesso declarou em entrevista à nossa assessoria de Imprensa Jornal Primeira Página.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x