17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos registra os 3 primeiros casos suspeitos de febre amarela

São Carlos registra os 3 primeiros casos suspeitos de febre amarela

27/01/2017 21h05 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
São Carlos registra os 3 primeiros casos suspeitos de febre amarela

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou três casos suspeitos de febre amarela. A informação foi divulgada ontem, durante audiência pública para tratar dos casos de dengue em São Carlos e das ações planejadas pela Prefeitura.

Segundo a instrutora da equipe de combate a endemias, Denise Scatolini, dos três casos suspeitos, dois são importados – um de Dourado – a vítima tem 50 anos e permanece internada na Santa Casa e o segundo em São Roque (MG). O paciente, de 37 anos, recebeu alta médica na sexta-feira passada, 20. O terceiro foi contraído no próprio município. O paciente tem 75 anos e já foi liberado da internação

De acordo com Denise, a Secretaria de Saúde já realizou a nebulização nos bairros em que uma das vítimas mora. O caso de São Roque (MG) o paciente esteve na casa da mãe dele. A Secretaria já encaminhou os exames para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e aguarda os resultados em 30 dias. “As pessoas tiveram sintomas parecidos com a febre amarela. Isso não significa que estão com a doença. Podem ser outras arboviroses”, esclareceu Denise. Arboviroses são doenças transmitidas por insetos e incluem zika vírus e dengue.

Até o momento, São Carlos tem 78 notificações de dengue, sendo 3 casos positivos e sete notificações de chikungunya – cinco descartados e dois aguardando resultados. Zika vírus registrou uma notificação.

PRIORIDADE – Em entrevista ao Primeira Página no começo da semana, o secretário de Saúde, Caco Colenci, salientou que no município os postos de saúde já dispõem da vacina. Todas as unidades aplicam a vacina, mas em dias diferentes. O interessado deve se dirigir à UBS com a carteira de vacinação para se imunizar. Em 2016, foram aplicadas em São Carlos 4240 vacinas. “Tem vacina para todos, basta procurar as unidades”, ressaltou.

Em 2017, a cidade recebeu, em janeiro, 3 mil doses. Elas foram enviadas pela Regional de Saúde de Araraquara. A Prefeitura confirmou que se for necessário serão pedidas mais doses. “Temos os estoques necessários para a vacinação, os postos por enquanto apresentam uma média um pouco acima do normal”, destacou. A vacina tem validade por 10 anos.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x