22 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > São Carlos sobe 470 posições no Município VerdeAzul

São Carlos sobe 470 posições no Município VerdeAzul

11/12/2013 21h25 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
São Carlos sobe 470 posições no Município VerdeAzul

Representando o prefeito Paulo Altomani, o Secretário Municipal de Planejamento e Gestão, Júlio César Pereira de Souza, esteve nesta segunda-feira (9), no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo, para receber a certificação de São Carlos como cidade participante do Programa Município VerdeAzul (PMVA). Dos 587 municípios participantes do Programa, representantes de 301 cidades participaram do evento.

 

Júlio César e os interlocutores do programa em São Carlos, Kleber Luchesi (Diretor de Planejamento de Orçamento) e Aline Garcia Pereira (Chefe de Divisão de Educação Ambiental) foram recebidos pelo Governador, Geraldo Alckmin; pelo Secretário Estadual do Meio Ambiente (SMA), Bruno Covas e pelo coordenador do Programa Município Verde Azul, José Ricardo Franco Montoro.

Na ocasião também foi anunciada a classificação da cidade no ranking do PMVA. “Tivemos a grata surpresa de saber que São Carlos subiu, no último ano, 470 posições no ranking do Programa Município VerdeAzul, graças ao trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e Coordenador de Meio Ambiente de São Carlos (SMDSCT / CMA), com a ajuda das demais secretarias e do SAAE”, comentou Julio Cesar.

O secretário ainda destacou o trabalho extraordinário realizado pelo professor José Galizia Tundisi à frente da SMDSCT / CMA. “É uma honra poder contar com a experiência e competência do professor Tundisi, que só não esteve presente devido a outro compromisso em que representou a prefeitura. O nome dele, porém, fica marcado pelo trabalho realizado que deu a São Carlos a chance de receber esse certificado, que coloca a cidade novamente em destaque na área ambiental”, afirmou.

Kleber Luchesi lembrou que a participação do Município no PMVA é pré-requisito para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, além de verbas Estaduais e Federais para área ambiental. “Para 2014 a meta da Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, é continuar desenvolvendo ações que garantam a certificação definitiva de São Carlos no Programa”.

Ao final de cada ciclo anual é avaliada a eficácia dos Municípios na condução das ações propostas na agenda.  A partir dessa avaliação, são disponibilizados à SMA, ao Governo de Estado, às Prefeituras e à população o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA).

As 10 diretivas, nas quais os municípios concentram seus esforços para desenvolvimento da agenda ambiental são: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

 

Dentro do programa Município VerdeAzul o destaque do município em 2013 foi o Programa “São Carlos Mais Verde”, que vem trabalhando a questão da Arborização Urbana e Biodiversidade no município, com mais de 10 mil mudas plantadas. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x