30 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Saúde de Ibaté promove encontro e alerta contra doenças

Saúde de Ibaté promove encontro e alerta contra doenças

28/11/2012 20h54 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Saúde de Ibaté promove encontro e alerta contra doenças

A Prefeitura Municipal de Ibaté, através do Departamento de Saúde, realiza nesta sexta-feira, 30, das 9h às 16h, na Pirâmide da Mata do Alemão, um encontro que estará reunindo profissionais. O encontro, destinado à população, irá alertar sobre diversas doenças.

 

O evento servirá como alerta e também orientativo sobre diabetes, aids, alcoolismo, entre outros. Diversos assuntos serão abordados paralelamente.

 

TEMAS

* Álcool e Drogas (aplicação de testes para identificação de problemas relacionados ao álcool e as drogas).

* Semana Nacional de Prevenção e Combate ao Diabetes (com testes de glicemia e aferição de pressão arterial).

* Dia Mundial do HIV/Aids – Campanha Fique Sabendo (pedágio educativo, orientação e distribuição de preservativos, além da realização de pedidos de exames, os quais têm o prazo de aproximadamente 20 dias para serem concluídos).

 

GRUPO DE RISCO

De acordo com os organizadores, é alto o número de pessoas que se identificam com alguma das doenças mencionadas, quando não com mais de uma delas, porém muitas vezes não tem conhecimento das doenças no caso do diabetes e HIV ou acreditam ter autocontrole, no caso do alcoolismo e se julgam fora do grupo.

“Reforço a todos, o convite para que participem de tão importante evento. Os exames serão feitos gratuitamente e prevenir nunca é demais. Temos que nos cuidar constantemente”, enfatizou o prefeito José Luiz Parella.

 

ALCOOLISMO

O alcoolismo é geralmente definido como o consumo consistente e excessivo de bebidas alcoólicas ao ponto que este comportamento interfira com a vida pessoal, familiar, social ou profissional da pessoa. O alcoolismo pode potencialmente resultar em condições (doenças) psicológicas e fisiológicas, assim como, por fim, na morte. O alcoolismo é um dos problemas mundiais de uso de drogas que mais traz custos. Com exceção do tabagismo, o alcoolismo é mais custoso para os países do que todos os problemas de consumo de droga combinado.

 

DIABETES

Provocado pela deficiência de produção ou ação da insulina, que leva a sintomas agudos e complicações crônicas características, o diabetes é um distúrbio que envolve o metabolismo da glicose, gorduras e proteínas, com  graves consequências tanto quando surge rapidamente como quando se instala lentamente.

Atualmente é caracterizada como problema de saúde pública pelo número de pessoas que apresentam a doença, não fazendo distinção entre crianças, jovens, adultos ou idosos. Estimativas apontam que o Brasil possui 240 milhões de pessoas com a doença.

 

HIV/AIDS

A AIDS, uma abreviação em inglês da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, é uma manifestação clínica avançada da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV-1 e HIV-2).

Geralmente, a infecção pelo HIV leva a uma imunossupressão progressiva, especialmente da imunidade celular, e a uma desregulação imunitária.

Tais desregulações e supressões imunitárias acabam por resultar em infecções oportunístas, neoplasias e/ou manifestações (demência, caquexia, trombicitopenia etc.) que são condições definidoras de AIDS, quando em presença da infecção pelo HIV.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x