6 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cidades

Jornal Primeira Página > Notícias > Cidades > Saúde disponibiliza ampliação do teste do pezinho

Saúde disponibiliza ampliação do teste do pezinho

27/11/2013 22h41 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Saúde disponibiliza ampliação do teste do pezinho

A secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância Epidemiológica (VIGEP), realizou na manhã desta quarta feira (27) na sala de reuniões da VIGEP, um curso de capacitação para enfermeiras da rede de saúde sobre a ampliação do teste do pezinho, exame pelo qual passam os recém-nascidos, que a partir desta semana terá a inclusão da detecção precoce de mais duas doenças, além daquelas já diagnosticadas.

 

A capacitação está sendo realizada em duas etapas, até sexta-feira todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) e Unidades de Saúde da Família (USF´s) disponibilizarão a ampliação do teste. Com a mudança, também serão detectados precocemente os casos de Hiperplasia Adrenal Congênita, falha na produção de hormônios das glândulas suprarrenais, que impede que o bebê retenha água e para a Deficiência Biotinidase, doença que não permite que a criança absorva biotina e vitaminas importantes para o sistema neurológico.

Anteriormente, o teste do pezinho permitia somente a identificação do Hipotiroidismo Congênito, Fenilcetonúria, Anemia Falciforme, Fibrose cística e outras Hemoglobinopatias. A chefe da VIGEP, Márcia Valério Pallone, ressaltou a importância da inclusão dos novos diagnósticos. “A detecção das duas novas patologias são de suma importância, pois, quanto mais cedo detectadas, maiores são as chances de tratamento”.

 

 Segundo Márcia, a ampliação do teste do pezinho, implantado pela Secretária de Estado da Saúde (SES), não mudará o método de coleta, somente a metodologia laboratorial das análises e o registro de dados na ficha de coleta, que contará com uma entrevista da mãe da criança, investigando o uso de corticóide. “A coleta do teste do pezinho continua da mesma forma. Quero reforçar, que o teste é obrigatório. Perante o Estatuto da Criança e do Adolescente, todas as crianças após 48 horas do nascimento até o quinto dia de vida, devem realizar o exame em uma unidade de saúde mais próxima”, finalizou Márcia.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x